
“Caminho está cada vez mais claro”, diz governador sobre 2026
Sem possibilidade de concorrer a um novo mandato de governador, um chefe de Executivo estadual afirmou em entrevista ao Estadão que, embora o cenário para 2026 esteja se desenhando com mais nitidez, ainda não há uma definição sobre seu próprio futuro político.
Trata-se do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que já projeta sua candidatura ao Senado em 2026. Segundo ele, essa possibilidade está “cada vez mais consolidada”, mas a decisão final depende de fatores estratégicos. “Depende de como vão ser os próximos meses. Escolhendo o nome certo, dificilmente a gente perde a eleição para governador do Rio. Mas preciso largar nove meses de governo? Rodrigo Bacellar [candidato de Castro] precisa estar no cargo para ter chance? Ou é melhor eu conduzir o processo eleitoral?”, disse.
Um movimento recente tirou o vice-governador fluminense, Thiago Pampolha, da linha sucessória, ao ser indicado por Castro para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Com isso, o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacellar, passou a ser o primeiro na linha sucessória do Palácio Guanabara.