Dino cobra da AGU e TCU cronograma de fiscalização das “Emendas Pix”
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentem, em até 15 dias úteis, um cronograma detalhado para a análise das prestações de contas das chamadas “Emendas Pix”, referentes a 2020-2024. As emendas permitem repasses diretos da União a estados e municípios, por meio de ofícios parlamentares, sem exigência de convênios ou projetos técnicos.
Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) identificou irregularidades em nove das dez cidades que mais receberam verbas, com casos de superfaturamento, obras paradas e contratações sem comprovação técnica.
Diante do “altíssimo índice de problemas”, Dino determinou a suspensão imediata de repasses relacionados às emendas auditadas, além do envio dos casos à Polícia Federal para investigação. O ministro também ordenou que a CGU amplie as auditorias sobre esse tipo de transferência, para garantir maior transparência e controle sobre os recursos.
Comentários estão desativados
Uma resposta para “Dino cobra da AGU e TCU cronograma de fiscalização das “Emendas Pix””
Como disse o pensador Maquiavel: “Aos amigos os favores, aos inimigos a Lei”. O ministro letrado do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino tão rigoroso quanto a liberação e execução de Emendas Pix não deu um pio e muito menos mandou a Polícia Federal investigar a grave denúncia de que o companheiro camarada, o deputado federal Márcio Jerry, liberou emendas para beneficiar o próprio filho, o Caetano Barroso. Será que Jerry, que emprega a esposa de Dino em seu gabinete em Brasília, vai passar incólume sem nenhuma visitinha da PF?. Esse caso lembra uma casa de um camarada que foi alugada em seu governo. Como dizem é tudo retórica, oratória……e a prática……deuszumlivre