Dino garante silêncio a presidente de sindicato ligado a irmão de Lula
O sindicalista Milton Baptista de Souza Filho, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), garantiu o direito de permanecer em silêncio no depoimento que deve prestar nesta quinta-feira (9) na CPMI do INSS. A entidade tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula. O direito de não falar foi concedido pelo ministro Flávio Dino, por meio de medida cautelar.
A defesa alegou que a convocação de Milton representava “constrangimento ilegal”, argumentando que a comissão estaria usando o depoimento como forma de intimidação, após ele ter se recusado a comparecer anteriormente. O pedido foi acatado pelo titular do STF, que também assegurou o direito à presença de advogado e a proteção contra qualquer tipo de constrangimento físico ou moral durante a oitiva.
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho, foi um dos parlamentares que pediram a convocação. Em seu requerimento, o senador afirmou que o Sindnapi, ligado à Força Sindical, teria sido uma das entidades mais beneficiadas pelo sistema de descontos associativos via INSS, movimentando mais de R$ 1 bilhão entre 2008 e 2025.
Comentários estão desativados
Uma resposta para “Dino garante silêncio a presidente de sindicato ligado a irmão de Lula”
SIm! para uns o direito de calar, para outros cadeia…..ai esse sabidão da verdade humana deseja ser rei? até onde vai essa sabedoria de ilusão? os dia desse carrasco tá contado nos livros da vida…aguarde.