Dino sai em defesa de Toffoli: “um negócio dele lá com um fundo de R$ 16 milhões é o problema do país?”

STF Futebol Clube

O relato do site Poder 360 sobre a reunião reservada da última quinta-feira 12 escancarou a tensão no Supremo Tribunal Federal em torno da relatoria do caso Banco Master. O encontro foi convocado após a Polícia Federal mencionar o nome de Dias Toffoli em relatório que o relaciona ao banqueiro Daniel Vorcaro. O que era uma discussão interna virou crise aberta.

Entre as falas reveladas, chamou atenção a de Flávio Dino. Ex-governador do Maranhão, ele adotou tom duro contra a Polícia Federal e saiu em defesa explícita de Toffoli.

Segundo o Poder 360, Dino atacou o relatório apresentado pela PF ao presidente da Corte, Edson Fachin, o que motivou a reunião e a saída de Toffoli da relatoria. “Essas 200 páginas para mim são um lixo jurídico. Não adianta discutir esse lixo jurídico. A crise hoje é política, presidente. Em 2035, se Deus me der saúde, eu quero estar nesta cadeira. E esta cadeira tem bônus e ônus. Eu acho que não adianta pensar nesta cadeira só nos bônus. Eu acho, sr. presidente, que o sr. deveria ter resolvido isso dentro da institucionalidade da presidência”.

Para Dino, o presidente do STF deveria ter resolvido o impasse de forma administrativa. Ele defendeu que a suspeição de ministros só cabe em situações extremas, como “pedofilia, e se tiver prova, e de estupro, e se tiver prova”. E arrematou “E qualquer outro pedido de arguição eu sou STF futebol clube”.

“Presidente, acho que o sr. teria de resolver isso sozinho. E acabar com isso”, afirmou o ministro. Ele rejeitou levar a arguição a julgamento “porque não é disso que se trata”. “Isso aqui é um lixo jurídico. Esse problema é político. O ministro pegou uma causa bilionária de R$ 55 bilhões e um negócio dele lá com um fundo de R$ 16 milhões é o problema do país? É óbvio que esse não é o problema do país. Isso é para encobrir os interesses dos grandes empresários”, defendeu.

Dino revelou também conversa prévia com o colega. “Eu já disse para o meu amigo e irmão Dias Toffoli: veja que já tem maioria. Mas não vai ser unânime. Mas o ministro Dias Toffoli tem voto para continuar. Eu acho, sr. presidente, que o ideal seria resolver isso administrativamente, numa nota, em que os 10 ministros assinassem, dizendo que apoiam o ministro Dias Toffoli, que não há suspeição nem impedimento”.

Durante o debate, Cristiano Zanin ponderou que “reconhecer a suspeição” poderia levar a “tudo o que foi feito de coleta de provas até agora ser declarado nulo”.

Ainda segundo o relato do site, Dino sugeriu a divulgação de uma nota afirmando que a Polícia Federal não teria competência administrativa ou jurisdicional no caso e classificou o procedimento como “investigação clandestina e ilegal”, por não ter sido autorizado pelo presidente do Tribunal, como exige a Lei Orgânica da Magistratura. Mesmo assim, indicou que, após a manifestação de apoio, “o ministro Dias Toffoli num gesto de grandeza e em defesa da institucionalidade, tendo em vista o apoio recebido, encaminhará o caso para redistribuição”.

A exposição das falas agravou o clima interno. Ministros passaram a suspeitar da existência de gravação clandestina da reunião e, diante de vazamentos considerados favoráveis a Toffoli, a desconfiança se espalhou. Segundo a imprensa nacional, Dino foi o mais irritado com a repercussão.

Comentários estão desativados

2 respostas para “Dino sai em defesa de Toffoli: “um negócio dele lá com um fundo de R$ 16 milhões é o problema do país?””

  1. Armando A Madeira disse:

    Ora, ora…. uma negociata de R$16 milhões…. isso lá é grande coisa??. Só um “baculejinho” de 16 milhões… prá que esse alvoroço todo? Ora, se os 129 milhões para o “paladino da democracia” Xãndão não é nada, o que são os 16 milhões do Toffoli?
    Ora, se Lulla furtou bilhões e ficou por isso mesmo, agora vocês querem acusar Toffoli por ter baculejado essa mixaria?
    É….. Vergonha na venta, isso… nem pensar!

  2. Carlos Barroso disse:

    O Carnaval é, sem dúvidas – indubitavelmente, a data, época, mais propícia para novos amores, sentimentos de emoção, bem como a ‘queda’ da máscara da fantasia e da idolatria de falsos e miseráveis ídolos.
    No Maranhão, durante o Reinado de Momo, uma das figuras de mais rara ‘beleza’ e símbolo de uma cultura pujante, singular, plural e diversificada é o FOFÃO.
    O folião maranhense percorre as vielas e ruas de São Luís, vestido de chita, uma pequena boneca de plástico, uma vara e uma ‘máscara’ horrenda, que assusta crianças, mas ao mesmo tempo é símbolo de irreverência e ‘integração’.
    Eh!. Assim caminha a humanidade. Entre alegrias, amores, paixões e dissabores vai vivendo ou ‘defendendo’ a vida. Mas, o melhor de tudo é que nada é para sempre. Máscaras caem, fantasias se deformam, o pano do teatro cai revelando realidades.
    Uma delas, virou o atrativo principal ou cena maior nesse teatro de horrores. Finalmente, a população, o cidadão começa a conhecer a verdadeira ‘face/máscara’ de Flávio Dino – um falso profeta, um falso Professor de Deus, que acha que tudo pode.
    Recentemente foi revelada a sua ‘pregação’ em uma reunião no Supremo Tribunal Federal. “Essas 200 páginas para mim são um lixo jurídico. Não adianta discutir esse lixo jurídico. A crise hoje é política”, esbravejou Dino em defesa do ministro Dias Toffoli investigado pela Polícia Federal e mais do que enrolado em escândalos nada republicanos. UM VERDADEIRA MAR DE LAMA!
    Dino, que espera se perpetuar no STF, insultou o presidente do STF ao cobrar que “não adianta pensar nesta cadeira só nos bônus. Eu acho, sr. presidente, que o sr. deveria ter resolvido isso dentro da institucionalidade da presidência”.
    Ainda, o ‘deus’ Dino em tom ameaçador grita que a “suspeição de ministros do STF só pode ser considerada em situações extremas, como em casos de “pedofilia, e se tiver prova, e de estupro, e se tiver prova”.
    Ou seja: ‘Eles’ tudo PODEM!!!! E, para finalizar com chave, mandou o ministro Dino, “em qualquer outro pedido de arguição eu sou STF futebol clube”, dando de costas para a população e esgarrando na cara de todos brasileiros.