Vida imita a lenda

Dados da NASA mostram que São Luís pode ser engolida pelo mar

Aos ludovicenses mais supersticiosos, sempre vem à mente o medo da cauda da serpente encantada encontrar-se com a cabeça e, assim, afundar a ilha onde São Luís foi construída. A história do século XVIII diz que o bicho estaria adormecido nas galerias subterrâneas da cidade e que continua crescendo até o fatídico encontro. Agora, cientistas mostram que o afundamento, de fato, pode acontecer, mas não por uma lenda.

O Climate Central, organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, com dados da NASA e outras pesquisas climáticas, afirmou que, caso as emissões de gases de efeito estufa persistam no ritmo atual, resultando em um aquecimento global de 3°C, cerca de 50 grandes cidades ao redor do mundo enfrentarão o risco de inundação de suas áreas costeiras devido ao aumento do nível do mar. Entre elas, está São Luís.

O estudo ressalta ainda a vulnerabilidade de outras áreas brasileiras, como a Ilha de Marajó, Belém, Macapá, Porto Alegre e Pelotas.

Segundo dados divulgados, entre 1993 e 2023, os oceanos testemunharam um aumento de 9,4 cm, com uma média anual de 0,3 cm. Uma tendência ainda mais preocupante é destacada, evidenciando um aumento médio anual de 0,42 cm na última década.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.