Eleições OAB: Renovar para mudar oficializa candidatura
Os advogados maranhenses estão construindo uma nova história para a OAB/MA. Foi oficializada na tarde desta quarta-feira, dia 21 de outubro, a chapa Renovar para Mudar como candidata oficial as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão.
O líder do movimento, advogado Thiago Diaz, estava acompanhado de profissionais conscientes e insatisfeitos com a inoperância da atual gestão. A apresentação da chapa acontece na próxima sexta-feira, dia 23 de outubro, com um almoço a partir das 12h, no Panete Buffet, retorno da Citroen, no Calhau.
O histórico do movimento liderado por Thiago Diaz é de conquistas. O grupo, que surgiu dos corredores do Fórum, foi intitulado “Jovens e Atuantes” e foi composto por profissionais militantes, que buscam melhorias para a categoria. Fortaleceu-se, ganhou centenas de adeptos das mais variadas faixas etárias e consolidou-se como o Renovar para Todos. As reuniões para definir propostas e debater sobre os desafios da classe estavam pautadas no diálogo. Recentemente o movimento ganhou ainda mais força com a união do Ordem e Mudança. Assim, surgiu o Renovar para Mudar.
As propostas defendidas pelo grupo Renovar para Mudar foram agrupados em tópicos. Para cada tópico, várias ações; como por exemplo, na Valorização do advogado incluem aprovação do piso salarial para o advogado; atualização obrigatória, com periodicidade anual, da tabela de honorários; criação da Comissão de Defesa e Valorização dos honorários; Ampliação e atuação efetiva da Corregedoria da OAB/MA com fins de combater o pagamento de honorários em valores abaixo do previsto na tabela; Fiscalização de contratos de associação para evitar simulações que disfarçam a relação de trabalho.
Há muito a OAB/MA abandonou os profissionais. Os problemas permeiam desde a inexistência da defesa das prerrogativas, da ausência de transparência na Ordem e da falta de interesse dos atuais dirigentes acerca das dificuldades pelas quais passam os advogados militantes. Sabemos também que há muito tempo a nossa seccional não tem atendido os reclames da classe”, enfatizou Thiago Diaz, que complementou “É hora de mudar, de renovar!”.
Comentários estão desativados