Grupo é alvo de operação por usar blogs para extorsões

Poção de pedras

Foi deflagrada, na manhã de sexta-feira (22), a Operação Papa Língua. A ação combateu crimes de extorsão virtual em Poção de Pedras.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em dois endereços ligados a um grupo acusado de criar blogs anônimos para extorquir moradores por meio de postagens ofensivas e notícias falsas.

O esquema atraia seguidores nas redes sociais para pressionar vítimas a pagarem valores em troca da não publicação de conteúdos difamatórios, segundo o Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCD/SEIC).  

Se a extorsão fosse negada, os criminosos intensificavam os ataques virtuais, com ofensas e ameaças que prejudicavam a reputação das vítimas.

Foram apreendidos documentos, dispositivos eletrônicos e um repetidor de sinal de Wi-Fi, que supostamente era utilizado para acessar internet de vizinhos e dificultar o rastreamento das atividades ilícitas.

A escolha do nome “Papa Língua” faz alusão ao desvirtuamento do trabalho realizado por comunicadores, destacando a prática abusiva de extorsão sob o disfarce de jornalismo.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.