APOIE O MARRAPÁ
Contribua com jornalismo independente e de qualidade.
Doar com PIX →

Maranhão diminui pobreza e extrema pobreza, segundo IBGE

estudo

Os dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgados pelo IBGE na quarta-feira (04), mostram uma redução significativa das taxas de pobreza e extrema pobreza no Maranhão em 2023, em comparação ao ano anterior.

O levantamento revela que 51,2% da população do estado vivia em situação de pobreza, uma queda de 5,5 pontos percentuais em relação a 2022, quando o índice era de 56,7%. Já a taxa de extrema pobreza caiu de 15% para 12,2% no mesmo período, representando uma redução de 2,8 pontos percentuais.

Apesar dos avanços, o Maranhão permanece entre os estados com os maiores índices de extrema pobreza, ocupando a segunda posição nacional, atrás apenas do Acre (13,3%). Em contraste, os menores índices do país estão no Rio Grande do Sul, Goiás e Santa Catarina, com percentuais entre 1,3% e 1,4%.

A extrema pobreza é definida como o rendimento domiciliar inferior a US$ 2,15 por dia, conforme critérios do Banco Mundial. 

Confira o estudo completo aqui

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.