Maranhão é o primeiro estado do país a digitalizar benefícios sociais
O Maranhão saiu na frente ao se tornar o primeiro estado brasileiro a adotar uma solução digital para a distribuição de benefícios sociais a partir do programa Maranhão Livre da Fome, de combate à extrema pobreza e a insegurança alimentar no estado. O sistema implementado para a distribuição do benefício permitirá a transferência mensal de R$ 200 para cerca de 90 mil famílias, com valores adicionais para núcleos com crianças de até seis anos.
A tecnologia desenvolvida pela empresa Valid utiliza biometria facial e cartão multibenefício de bandeira Visa para garantir a identificação segura dos beneficiários, evitar fraudes e facilitar o acesso aos recursos. A ferramenta também viabiliza o rastreamento do uso dos repasses e substitui filas e cadastros presenciais.
Ao todo, a estimativa é de que mais de R$ 600 milhões sejam repassados anualmente, alcançando 432 mil pessoas em todos os 217 municípios maranhenses. Além da transferência de renda, o programa prevê capacitação profissional para maiores de 16 anos.
Comentários estão desativados