
Maranhão lidera ranking nacional de desmatamento, aponta relatório
Mesmo com uma redução de 34,3% nas áreas desmatadas em relação a 2023, o Maranhão foi o estado que mais desmatou no Brasil em 2024. Os dados constam no Relatório Anual do Desmatamento (RAD), divulgado nesta quinta-feira (15) pela rede MapBiomas. No total, o estado perdeu 218.298,4 hectares de vegetação nativa no ano passado.
O levantamento mostra um avanço contínuo da devastação no Cerrado, que registrou 652 mil hectares destruídos — maior índice entre todos os biomas brasileiros. A região conhecida como Matopiba — formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — concentrou 75% de todo o desmatamento no Cerrado e 42% da perda de vegetação no país. Maranhão e Pará lideram isoladamente os registros nacionais, sendo responsáveis, junto com os outros três estados, por 65% de toda a área devastada no Brasil em 2024.
Os números colocam o Maranhão em uma posição preocupante no contexto ambiental, ainda que o país tenha registrado um recuo de 32,4% no desmatamento em todos os biomas no mesmo período.
Comentários estão desativados