indicadores

Municípios do Maranhão estão entre os piores do país em qualidade de vida, aponta ranking

O Maranhão voltou a figurar entre os estados com piores indicadores sociais do Brasil, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) 2025, divulgado nesta quinta-feira (29). Duas cidades maranhenses, Marajá do Sena e Peritoró, estão entre os 20 municípios com as menores pontuações no ranking nacional, que avalia qualidade de vida com base em 57 indicadores sociais e ambientais.

Marajá do Sena aparece com nota 44,92, enquanto Peritoró registra 45,18 pontos. Nenhum município maranhense está entre os 20 melhores colocados do país no ranking que é liderado por cidades paulistas.

O IPS analisa diretamente como os resultados sociais e ambientais afetam a população, a partir de dados de fontes como DataSUS, CadÚnico, Anatel, MapBiomas e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde. Diferentemente de índices econômicos, como o PIB e o IDH, o IPS foca nos impactos reais do desenvolvimento sobre a vida das pessoas, evidenciando desigualdades históricas entre as regiões do país.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Municípios do Maranhão estão entre os piores do país em qualidade de vida, aponta ranking”

  1. João henrique disse:

    A culpa é de Carlos Brandão, cadê o pragrama MAIS IDH com seus eixos e programas nas 30 cidades mais pobres incluindo Piritoró e Marajá do Sena? Lastimável isso que ocorre!!! Essa oligarquia Brandão precisa sair.