Operação da PF apura desvios de verba da educação no MA
Nesta quarta-feira (15), a Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), realizou a operação “Contrassenso”, para desarticular um suposto esquema criminoso de fraude de dados do Censo Escolar Municipal em Santa Quitéria, Maranhão, situada a 350 km de São Luís.
Dois mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão foram cumpridos, com destaque para a prisão da secretária municipal de educação, Yara Raquel Monte Coelho Correa.
As investigações apontaram a inserção de informações falsas no sistema EducaCenso do Ministério da Educação, com o intuito de aumentar os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). Santa Quitéria registrou um suspeito aumento de 1439% nas matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) entre 2020 e 2021, resultando em um recebimento indevido de R$ 100 milhões do FUNDEB em 2022.
Além das medidas judiciais, foi determinado o bloqueio de R$ 38 milhões e a suspensão de empresas envolvidas em contratos com órgãos públicos.
Comentários estão desativados