guerra das pesquisas

A uma semana da eleição, Palácio dos Leões financia festival de pesquisas eleitorais

O governo-tampão de Carlos Brandão está disposto a interferir na decisão do eleitorado com um verdadeiro festival de pesquisas eleitorais.

A uma semana da eleição, está prevista a divulgação de uma dúzia de levantamentos. Quase todos feitos por institutos de “fundo de quintal”, financiados por veículos e agentes ligados ao Palácio dos Leões. 

A estratégia visa impor a narrativa de vitória no primeiro turno para influenciar no voto útil, além de favorecer a candidatura de Flávio Dino para o Senado Federal, uma vez que o desempenho do candidato a governador tem relação direta na escolha de senador. 

Governistas ainda buscam inflar a candidatura de Lahesio Bonfim, tentando escapar de um confronto com o pedetista Weverton Rocha no segundo turno, que aparece colado em Carlos Brandão em levantamentos internos contratados tanto por aliados quanto por adversários. 

Na segunda (26), serão divulgadas três pesquisas ao gosto do Palácio dos Leões, realizadas pela Econométrica, Inop e Instituto Ideia.

No próximo dia 28, quarta-feira, serão publicados levantamentos do Percent, Ipopbras e Exata. 

Econométrica, AR7 e Ipopbras divulgam números na quinta-feira (29).

No dia 30, sexta-feira, Premier Pesquisas, Qualitativa Pesquisas e o embargado Veritá divulgam suas sondagens de governador e senador.

Para fechar com chave de ouro, o ex-Ibope, agora nomeado como Ipec, divulga mais um resultado pela TV Mirante no sábado, dia 1, à véspera da eleição. 

A maioria destes levantamentos é contratado por valores vultuosos pelos próprios institutos ou por porta-vozes do governo Brandão. Alguns nem chegam a ir a campo, usando bases de dados fantasmas, apenas para servirem de peça de marketing com o objetivo de atender os interesses governistas. 

Brandão quer ganhar rugindo, no grito. Contudo, os leões de bronze da Pedro II não assustam mais…

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.