Defesa

Ana do Gás denuncia violência política contra Iracema Vale em ação que questiona reeleição

A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) repercutiu na tribuna da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (27), o processo movido pelo partido Solidariedade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a votação que reconduziu Iracema Vale (PSB) ao comando da Casa, no último dia 13 de novembro. A parlamentar denunciou a violência política de gênero implícita na ação.

“Esta violência não é apenas um ataque a uma parlamentar ou a uma líder. É uma agressão a todas as mulheres que ousam ocupar espaços historicamente dominados por homens”, disse a deputada.

Ana do Gás comparou a ação contra Iracema ao impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2016, e classificou o processo como “tentativas de invalidação e ataques que buscam enfraquecer sua liderança e a sua atuação”.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada no último sábado (23), movida pelo Solidariedade, questiona o critério etário utilizado em casos de empate em votações para a composição da Mesa Diretora da Alema.

No último pleito para a presidência da Casa, no dia 13 deste mês, Iracema Vale e Othelino Neto (Solidariedade), que tentava voltar ao cargo, empataram em 21 a 21 votos nos dois turnos de votação previstos pelo regramento do parlamento estadual. Ainda seguindo o estatuto, a reeleição de Iracema foi proclamada obedecendo o critério que prioriza o candidato de maior idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *