Anatel ‘esquece’ convite de Juscelino Filho para anúncio do 5G
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, não participou do anúncio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) da liberação da ativação da rede 5G de telefonia móvel em todos os municípios do país, na última terça-feira (26). Ele não teria sido convidado para o evento e a falta do convite gerou um mal-estar na Esplanada dos Ministérios, segundo a Folha de São Paulo.
Juscelino ficou de fora, por exemplo, da entrevista coletiva à imprensa organizada pela Anatel. Secretários da pasta tampouco teriam sido chamados.
O desconforto foi maior ainda porque ações de inclusão digital, caso da ampliação do 5G, fazem parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), sob responsabilidade direta do Ministério das Comunicações e ao qual a Anatel também é subordinada.
Vinicius Caram, conselheiro substituto da Anatel, teria sido um dos primeiros alvos da insatisfação. Presente à coletiva, sua nomeação se deu justamente durante nesta gestão de Juscelino no MCom.
A Anatel diz ter enviado o release e o serviço sobre a solenidade à comunicação do MCom e alega que a própria pasta divulgou o evento no dia anterior.