Torcida

Apoio a maranhense no STJ abre disputa no STF

A disputa foi revelada em uma matéria do jornal Estadão desta quarta-feira (17), onde relatos apontam que os ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes estão unidos em torno do nome do desembargador maranhense Ney Bello para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Bello é atualmente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Já Kassio Nunes Marques tem atuado pelo piauiense Carlos Brandão, também do TRF 1.

Ambos os nomes estão na lista entregue ao STJ pelos TRFs com 17 desembargadores que são candidatos à Corte. O tribunal deve realizar uma eleição interna para fechar duas listas tríplices. Uma terá apenas desembargadores e outra, membros do Ministério Público. Ney Bello é muito próximo a Flávio Dino e promoveu um coquetel em sua residência em Brasília, na véspera da sessão do Senado que aprovou a indicação do então ministro da Justiça ao Supremo.

Apesar das torcidas, as listas seguem para a mesa do presidente Lula, que indicará um nome de cada relação para que o Senado defina se aprova ou não as escolhas. Procurados pela publicação, os ministros não se manifestaram.

Qual sua opinião?