coluna

Bloco de Notas (10/03)

Papiro

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), principal porta-voz de Flávio Dino na política, publicou uma mensagem enigmática neste domingo nas redes sociais: “Diálogos francos, respeito, firmeza e paciência são valores essenciais da boa política. Coerência e coragem para colocar as convicções acima de eventuais conveniências são também valores irrenunciáveis”, divagou o líder comunista, num recado que atingiu em cheio o governador Carlos Brandão (PSB), o vice-governador Felipe Camarão (PT), o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) e diversos outros personagens da superfície do poder no Maranhão.

Cabo de guerra

Em meio ao fogo cruzado entre dinistas e brandonistas, Camarão convocou um gabinete de crise e reuniu alguns poucos aliados na quinta-feira, com as presenças “em espírito” de Duarte Júnior (PSB) e Ricardo Cappelli (PSB), numa tentativa de construir um armistício e aplacar a guerra fria que vem dividindo o grupo governista desde novembro de 2022. O encontro, contudo, desagradou Brandão, que, no dia seguinte, mal cumprimentou seu futuro sucessor; sendo também interpretado como uma tentativa de enquadramento entre os líderes do comunossocialismo.

Concerto

Carlos Brandão ensaia reagir ao bombardeio velado do qual é alvo desde que decidiu se apoderar, mais efetivamente, do cabresto dos leões de bronze da Praça Pedro II. Neste fim de semana, entre uma agenda e outra, a bordo de helicópteros e jatinhos sobrevoando o interior, o governador adiantou a aliados que deve procurar Flávio Dino ainda nesta semana e se embrenhar nos bastidores de Brasília para reverter três hipotéticos revezes que poderá sofrer nas próximas semanas, com impactos diretos na política e nos cofres do estado.

Sucessão

Elias Moura Neto e Raul Cancian Mochel, ambos próximos à família Brandão, acompanham com ansiedade o desenrolar dos questionamentos das indicações de Flávio Costa e de Daniel Brandão para o Tribunal de Contas do Estado. O primeiro teria reafirmado ao concunhado governador, ainda durante o carnaval, o interesse em se apoderar da cadeira vitalícia na corte de contas. O segundo, auditor fiscal e atual secretário de Transparência, vê na derrocada do cunhado a chance de ascender na carreira.

Desventuras em série

Porta-vozes do governo na imprensa sugerem que o clã Brandão deve indicar o desafortunado Flávio Costa para a Procuradoria Geral do Estado como solução para o impasse político provocado por sua indicação para o TCE. O problema é que o cargo é da senadora Eliziane Gama (PSD), que recentemente conseguiu emplacar Valdenio Caminha após a vacância de Rodrigo Maia.

Volúpia administrativa

Devido a pendências no repasse federal do INSS e à falta de comprovação de investimento mínimo em Educação, a Prefeitura de Arari, administrada pelo controverso casal Rui Filho (PRD) e Ingrid Andrade, está impedida de receber emendas parlamentares e convênios federais.

Bacabeirinha

Aparício Bandeira, Secretário de Infraestrutura do Maranhão indicado pelo MDB, se mudou, no início do mês, do Edifício Palazzo Verona, na Ponta do Farol. O condomínio de luxo fica localizado na Avenida dos Holandeses, em frente ao novo elevado “Bacabeirinha”.

Bandeira branca

Bandeira precisou fugir de constantes cobranças e constrangimentos provocados por vizinhos em grupos de WhatsApp e nos elevadores, por causa da estrutura erguida, sem necessidade, pelo Governo na entrada da Avenida Litorânea. Atualmente, oito apartamentos voltados para o “monstrengo” de cimento e concreto premoldado que tirou a vista da Praia de São Marcos, estão à venda em decorrência do barulho e da desvalorização da área.

Page not found

Atendendo à decisão da Justiça do Maranhão, a Meta, dona do Instagram, tirou o perfil de Alessandro Martins do ar, com mais de 2 milhões de seguidores comprados. Nos próximos dias, blogueiros, influenciadores digitais e operadores do empresário devem ser convocados para depor em um inquérito que investiga a existência de associação criminosa com o objetivo de promover ataques a personalidades, desembargadores e políticos do Maranhão. As suspeitas de favorecimento a servidores do Tribunal de Justiça em troca de decisões favoráveis também estão sendo apuradas.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.