Coluna

Bloco de Notas (13/07)

Passaralho

Em Coroatá, mais de vinte servidores — terceirizados e comissionados — perderam seus empregos em unidades de saúde da rede estadual. Eles afirmam que o “passaralho” tem relação direta com o fato de não estarem alinhados à pré-candidatura de Edimar Franco para a sucessão do prefeito Amovelar Filho. Na cidade, os clãs Murad e Amovelar unem forças contra Franco, que conta com a poderosa proteção das patas dos leões de bronze da Praça Pedro II.

Lá vem ele…

Com chances reais de se eleger prefeito de Bacabal em outubro, o deputado estadual Roberto Costa é cotado para presidir a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão a partir do próximo ano. Com fácil diálogo com todos os segmentos políticos do estado, Roberto ainda é visto como um nome promissor para a chapa governista de 2026.

Bota pra torar

Durante passagem por Colinas neste fim de semana, a deputada Mical Damasceno aproveitou para debochar da derrocada dos comuno-socialistas, fazendo referência à disputa entre os familiares do governador do Maranhão e de Márcio Jerry pela sucessão na prefeitura da cidade. “Bota pra torar”, afirmou a deputada, que ainda referenciou o empresário Marcus Brandão. “É muito bom ter um grupo cem por cento amigo. Aqui não tem falsidade”, continuou a evangélica, parafraseando declaração recente do irmão de Carlos Brandão.

Camarada

Márcio Jerry saiu em defesa da prefeita afastada de Paço do Lumiar, Paula da Pindoba. “Há uma indisfarçável, clara e absolutamente violenta perseguição à prefeita Paula Azevedo, de Paço do Lumiar. Gritamos à consciência democrática para que reaja aos absurdos cometidos contra ela”, afirmou o presidente estadual do PCdoB em solidariedade à camarada.

Manobra

Dois políticos maranhenses dizem ter influência direta nas decisões judiciais que resultaram no afastamento de Pindoba. Um deles, umbilicalmente ligado a um magistrado, reclama da “reiterada” ingratidão do gestor interino, que, além de não cumprir supostos acordos, atribuiria — erroneamente — as medidas que afastaram a prefeita à atuação de um empresário com interesses na Prefeitura de Paço do Lumiar.

Lado B

Pré-candidata do Republicanos à Prefeitura de Imperatriz, Mariana Carvalho tornou-se alvo preferencial da campanha de Josivaldo JP. Neste fim de semana, a suplente de deputada federal viu-se torpedeada por notícias falsas em blogs e grupos de WhatsApp criados por especialistas em desconstrução de imagens. Ela e seu concorrente direto brigam pelo apoio do eleitorado entusiasta de Jair Bolsonaro. A expectativa é que pelo menos um deles esteja no segundo turno da corrida pela sucessão de Assis Ramos.

Onomatopeia

Políticos consultados pelo Marrapá fizeram pouco caso do retorno de Chiquinho Escórcio às hostes do MDB. Embora prestigiado pela senadora Eliziane Gama e pelo ex-presidente José Sarney, o ato que marcou a volta do barulhento ex-senador à antiga casa em nada altera a articulação, muito menos o ambiente da sigla no Maranhão, marcado pela falta de relevância e pelo cansaço de suas lideranças.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.