Braide sustenta imagem de outsider pela terceira eleição
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), tem conseguido manter, pela terceira eleição consecutiva, a imagem de um outsider na política, apesar de sua ampla atuação anterior na área desde 2006, quando concorreu pela primeira vez.
Praticamente desconhecido do grande público ludovicense, o então deputado estadual pelo nanico PMN ganhou notoriedade ao conseguir, na Justiça, o direito de participar de debates, como o da TV Mirante, na eleição de 2016. Com índices inexpressivos nas pesquisas eleitorais, ele causou uma reviravolta ao confrontar os adversários com uma retórica forte e chegou ao segundo turno, tirando o então favorito Wellington do Curso (Novo) do embate com o prefeito Edivaldo Holanda Jr.
A vitória veio em 2020 e, durante todo o mandato, Braide tem evitado mergulhar de cabeça em temas políticos, apesar de ser pressionado por opositores. Um exemplo é a relação com a Câmara Municipal, onde vereadores alegam falta de diálogo. Braide não veio a público rebater as acusações e se mantém calado diante das investidas do Legislativo municipal.
A relação com o governador Carlos Brandão (PSB), apoiador declarado do rival Duarte Júnior (PSB), também é um exemplo. Apesar de, segundo o próprio Eduardo, o governo não realizar investimentos conjuntos com a prefeitura, ele se abstém de tecer qualquer tipo de crítica, posicionando-se acima da política e dos políticos.
O gestor já afirmou em entrevistas que a prefeitura consegue andar com as próprias pernas, discurso fortalecido com a construção do Elevado da Cidade, primeira obra do tipo feita com recursos inteiramente municipais.
O modus operandi lembra outro político maranhense: o ex-governador e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. Durante seus oito anos no Executivo, sua postura também foi de distanciamento da politicagem, ao menos publicamente.
Apesar de ter R$ 4 milhões do PSD para a campanha à reeleição, as ações têm sido modestas, como evidenciado na convenção que o confirmou como candidato, realizada em um pequeno e lotado auditório da Assembleia Legislativa.
Pelo menos desde a segunda metade do mandato, o prefeito vem apostando em uma série de obras pela cidade, com destaque para as ações do “Trânsito Livre” e intervenções de infraestrutura em regiões periféricas. As visitas às construções se tornaram rotina e um importante momento de corpo a corpo com a população. Com o início do período eleitoral, o mandatário chegou a abrir mão de carreatas e passeatas para continuar a frequentar os canteiros de obras.
O efeito prático veio na última pesquisa Quaest, com Eduardo Braide alcançando 63% das intenções de voto e o prognóstico de uma vitória em primeiro turno, a menos que outro “Braide” de 2016 apareça no debate da TV Mirante, marcado para o próximo dia 3.