Câmara de São Luís socorre emissora de Edinho Lobão com contrato sem licitação

Um dos apoiadores de Edinho Lobão na campanha para governador, Astro de Ogum socorre Sistema Difusora. Um dos apoiadores de Edinho Lobão na campanha de governador, Astro de Ogum socorreu emissora da família Lobão com contrato irregular.

Acostumada com as gordas verbas publicitárias destinadas pelo Palácio dos Leões, a rede de emissoras de rádio e televisão da família Lobão mergulhou, após o fim do governo de Roseana Sarney, na maior crise financeira de sua existência.

O Sistema Difusora de Comunicação, corresponsável pelo vídeo falso em que o presidiário André Escórcio acusara Flávio Dino (PCdoB) de comandar uma quadrilha de assaltantes de banco, demitiu, desde o início de 2015, cerca de 100 funcionários entre jornalistas, radialistas, técnicos e administrativos – alguns sem sequer possuir registro formal de trabalho.

Após as eleições de 2014, a principal emissora de rádio do suplente de senador Edinho Lobão (PMDB) ficou fora do ar por quase dois meses. Voltou no início do ano, socorrida por um contrato irregular com a Câmara Municipal de São Luís, agora comandada pelo vereador Astro de Ogum (PMN) – um dos maiores entusiastas do candidato derrotado a governador do Maranhão.

Com a promessa de dar transparência às atividades da Câmara, Astro de Ogum anunciou, no início da semana, a contratação de espaço diário na Rádio Difusora AM para a transmissões ao vivo das sessões do legislativo municipal.

“Vamos priorizar uma administração pautada na transparência e, ainda, proporcionar uma maior aproximação da Câmara com a população, que passará a ter acesso ao que está sendo feito dentro deste parlamento”, justificou o presidente da Câmara. 

A contratação, porém, fere os princípios básicos de transparência na Administração Pública. O acordo milionário entre os aliados políticos foi firmado às escondidas, sem a realização do devido processo licitatório exigido por Lei.

O contrato também soa dispendioso quando considerado que o Poder Legislativo de São Luís possui espaços para a implantação de canal de rádio e televisão pública dentro do espectro da concessão da TV Assembleia.

Diante dos fatos, ficam os seguintes questionamentos:

Quais os critérios adotados por Astro para a contratação da Rádio Difusora AM?

Quais as alegações do legislativo municipal para a dispensar a emissora da família Lobão de participar do processo licitatório?

Qual o valor do contrato firmado entre a Câmara Municipal de São Luís e o Sistema Difusora?

Com a palavra o Ministério Público do Maranhão.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.