sucessão em caxias

Carta-compromisso: Rejeição a Fábio Gentil faz oposição ganhar corpo em Caxias

Opositores de Fábio Gentil, de Caxias, assinaram uma “carta-compromisso” com o propósito de apostar numa única candidatura à sucessão na Prefeitura de Caxias. O movimento ganhou corpo com a adesão de Lycia Waquim, ex-chefe de gabinete de Fábio, ao grupo oposicionista. Ela confirmou a pré-candidatura neste final de semana, num evento prestigiado por membros do PSDB e agentes do governo de Carlos Brandão, incluindo o chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, e Luzia Waquim – a mais poderosa secretária do Palácio dos Leões.

A rejeição dos caxienses ao sobrenome Gentil, beirando 70% após sete anos à frente da prefeitura, e o projeto de perpetuar-se no poder, colocando o próprio sobrinho, Gentil Neto, depois de ter eleito a esposa, Daniella Tema, e a filha, Amanda Gentil, para as vagas de deputada estadual e federal em 2022, é o elo que une os opositores.

Além de Lycia Waquim, o vereador Daniel Fiscal do Povo, o ex-deputado Catulé Jr e o suplente Paulo Marinho Jr têm se movimentado como postulantes à prefeitura. O compromisso, porém, é que apenas um seja escolhido até a primeira quinzena de março, considerando critérios como pesquisas quantitativas e qualitativas, discussão com partidos e construção de maioria interna no grupo.

Em dezembro do ano passado, o ex-deputado estadual Adelmo Soares abriu mão da disputa em nome de manter o grupo unido. Catulé Jr também deve se posicionar nos próximos dias em favor de Paulo Marinho Jr, fazendo a pré-disputa ficar entre o Fiscal do Povo, o filho de Paulo Marinho, e a porta-voz do governo Brandão.

“Faz mais de um ano que estamos trabalhando a unidade da oposição, construindo caminhos e quebrando vaidades e orgulho. Eu acredito muito na força dessa oposição e, certamente, Caxias terá uma das eleições mais acirradas da história. A rejeição do prefeito e a aprovação da oposição são dimensões da grande batalha que se aproxima”, afirmou Adelmo ao Marrapá.

Assustado com a movimentação dos opositores, Fábio Gentil tem cobrado a fatura do governador, mas Brandão dá uma de “joão sem braço” e afirma que só irá se posicionar se o rebento da família Gentil disputar pelo PSB. O problema é que o prefeito já tem compromisso com o Progressistas, partido da filha, e ainda estaria flertando com o Republicanos de Aluísio Mendes.

Gentil ainda estaria “apalavrado” com o empresário Ironaldo Alencar, cotado para ser vice do sobrinho, o que afasta qualquer possibilidade de receber adesão dos nomes da oposição.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.