
CPI que investiga manipulação envolvendo jogadores do Sampaio começa nesta terça-feira
Foram iniciados nesta terça-feira (23) os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados, em Brasília, encarregada de investigar casos de manipulação de partidas de futebol no Brasil. A investigação, conduzida pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), revelou que jogos das Séries A e B do Brasileirão foram alvo de manipulações. Uma partida envolvendo o Sampaio Corrêa faz parte do rol de suspeitas e cinco jogadores do clube à época estariam envolvidos. Além disso, partidas de campeonatos estaduais também estão sob escrutínio.
Segundo informações divulgadas pelo MPGO, os jogadores envolvidos recebiam pagamentos que variavam entre R$ 70 mil e R$ 100 mil por ações específicas durante as partidas, como cometer pênaltis, conceder escanteios e receber cartões amarelos e vermelhos. O objetivo dessas manipulações era beneficiar apostadores.
O deputado Julio Arcoverde (PP-PI) foi designado como presidente da comissão, enquanto os deputados André Figueiredo (PDT-CE), Daniel Agrobom (PL-GO) e Ricardo Silva (PSD-SP) assumem os cargos de primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes, respectivamente. A criação da CPI foi proposta pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que também atuará como relator.
Em âmbito estadual, a Assembleia Legislativa aprovou um requerimento do deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) para iniciar procedimento com objetivo semelhante. A formação do colegiado é aguardada para dar início aos trabalhos, porém ainda não há previsão para isso acontecer.
Comentários estão desativados