bloco de notas

Edição Extraordinária (23/08)

Renascer

Durante uma plenária realizada pelo Governo Federal em Imperatriz na manhã desta sexta-feira, o governador Carlos Brandão demonstrou entusiasmo ao falar sobre a produção de cacau no Maranhão, talvez inspirado pelo final da novela Renascer, da Rede Globo. “Já vi muitas pessoas interessadas em comprar nosso cacau. Até lojas que fazem ovos de Páscoa, como C&A e Lojas Pernambucanas…”, afirmou o governador, fã do coronel José Inocêncio, diante dos ministros Marina Silva e Márcio Macedo.

Jequitibá

No entanto, o entusiasmo do governador Brandão não reflete a realidade: não há produção de cacau em escala comercial no estado. Existem apenas alguns projetos experimentais, como o promovido pela Eneva em Paço do Lumiar. Além disso, a C&A não atua no ramo de chocolates, e a Pernambucanas, atualmente em processo de falência, não possui a mesma relevância no varejo que tinha na época em que o coronel José Inocêncio retirou o facão do pé de jequitibá pela primeira vez.

Ordem de despejo

Nesta semana, sem surpresas, Camarão foi definitivamente despejado da suíte Roberto Carlos, gabinete principal da Secretaria de Educação em São Luís, após quase uma década no cargo, sem sequer ter a chance de encaixotar sua caneca da sorte do Flamengo.

Aceitação

Após semanas de fritura no Palácio dos Leões, sem oportunidade de negociar a intensidade das chamas, o vice-governador reagiu à substituição na Secretaria de Educação com relativa tranquilidade, repetindo aos mais próximos que será candidato a governador pelo PT em 2026, independentemente da vontade de Brandão.

Amigo do peito

Engana-se quem acredita que Carlos Brandão depende da anuência dos comunossocialistas para acessar o Palácio do Planalto. Alvo de ataques velados promovidos por aliados do ex-governador Flávio Dino desde novembro de 2022, Brandão conseguiu estabelecer e consolidar pontes com o presidente Lula, recorrendo até à família e conselheiros próximos do presidente para encaminhar interesses políticos e administrativos de seu governo, como os projetos do Novo PAC e a aprovação de futuros empréstimos em instituições federais.

Alerta vermelho

Articuladores da candidatura de Josivaldo JP à prefeitura de Imperatriz estão em polvorosa com a possibilidade de Jair Bolsonaro liderar uma motociata em apoio à republicana Mariana Carvalho ainda no primeiro turno. O ex-presidente assegura que estará no palanque da aliada, enquanto o deputado federal do PSD considera se distanciar da imagem do governador Brandão para não perder o apoio do eleitorado conservador.

Pico de pressão

Alvo de investigações da Polícia Civil para descobrir a origem e destino do R$ 1,1 milhão encontrado no porta-malas de um Clio no mês passado, em São Luís, o médico Antônio Salim Braide preocupa familiares e vizinhos com suas alterações de humor, intensificadas após a visita dos investigadores à sua casa. Seu irmão, o prefeito Eduardo Braide, já cobrou a apuração dos fatos “doa a quem doer”.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.