Edição Extraordinária (15/09)
Jogo é jogo
Se não quiser ser o maior derrotado nas urnas em outubro, o governador Carlos Brandão precisa agir para reverter a desvantagem de seus candidatos nas dez maiores cidades do Maranhão, que representam 33% do eleitorado do estado. Em São Luís, São José de Ribamar, Timon, Caxias e Açailândia, os nomes apoiados pelo titular do Palácio dos Leões não estão entre os favoritos nas pesquisas recentes. Em Imperatriz, o principal nome do governador, Josivaldo JP, perde força na preferência dos eleitores. Em Codó, o candidato apoiado por Brandão está inelegível, enquanto em Bacabal, o deferimento da candidatura de Marcos Miranda equilibrou a disputa pela prefeitura. As melhores chances do governador estão em Paço do Lumiar e Balsas.
Desencrustante
O milionário Chiquinho Oliveira, da FC Oliveira, tenta reduzir a rejeição popular em Codó. O candidato a prefeito pelo PT conseguiu, na semana passada, um depoimento do presidente Lula, exibido repetidamente em seu programa eleitoral, mas as pesquisas qualitativas ainda preocupam os coordenadores de campanha. Para piorar a situação, o indeferimento da candidatura de Biné Figueiredo trouxe esperanças aos aliados e entusiastas do prefeito e candidato à reeleição Zé Francisco.
Desertores
Brandão participará, na próxima semana, de ato em apoio à candidatura do aliado Renato Santos na disputa pela sucessão de Valmira Miranda. O evento deve marcar a ruptura do clã Brandão com o grupo liderado pelo deputado federal Márcio Jerry, com a previsão de um discurso firme do governador, no mesmo tom daquele que, em 2020, marcou a divisão do grupo liderado por Flávio Dino em São Luís.
Farra
Servidores da Secretaria de Turismo de São Luís desfrutam das belezas dos Lençóis Maranhenses enquanto recebem diárias “para acompanhar o secretário municipal de Turismo” em capacitações no estado do Pará. Uma dessas comissionadas, flagradas nas redes sociais, foi beneficiada com diárias entre os dias 13 e 16 de setembro. O titular da pasta também estaria no evento com agências de viagem. Ou, pelo menos, recebeu diárias para tal.
Flop
O surpreendente desempenho de Lahésio Bonfim na disputa pelo Governo do Maranhão em 2022 não se reflete no desempenho dos candidatos do Novo nos principais colégios eleitorais do estado. A legenda de direita tem candidatos a prefeito e vereador em várias cidades, mas apresenta baixo desempenho nas pesquisas nos maiores colégios eleitorais. Em São Luís, Paço do Lumiar e Imperatriz, por exemplo, os postulantes não ultrapassam os dois dígitos, com exceção de São José de Ribamar, com Guilherme Mulato, e Pedreiras, com Simplício Araújo.
Levantamento
O Portal Marrapá contratou uma pesquisa para sondar a preferência do eleitorado em Pinheiro. No município, o prefeito Luciano Genésio faz um esforço homérico para eleger Kaio Hortegal como sucessor, enquanto André da Raplnet, João Batista Segundo, Geraldo Jr e companhia brigam pela cadeira que há muito tempo se alterna entre os grupos Genésio e Mendes.
Comentários estão desativados