bloco de notas

Edição Extraordinária (18/09)

Extemporânea

O controverso Instituto Veritá divulgou, nesta quarta-feira (18), dados de uma pesquisa antiga, impugnada em várias ocasiões, sobre a corrida pela Prefeitura de São Luís. Os números, coletados entre os dias 27 e 31 de agosto, são anteriores ao início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, o que pode influenciar a percepção dos eleitores e não refletir com precisão o cenário atual da disputa.

Domado

A desenvoltura do prefeito Eduardo Braide em “domar os leões” da Praça Pedro II durante a campanha em São Luís fez aliados do Palácio de La Ravardière lembrarem um antigo artigo de José Reinaldo Tavares. Quando vivia às turras com José Sarney, Tavares comparava o poder político do Palácio dos Leões ao mascote da Metro-Goldwyn-Mayer: ruge, mas já não assusta mais ninguém.

B.O

Em Bacabal, Luciano Suaris Farias, dono de um frigorífico, afirma ter sido detido pela Polícia Militar após participar de um comício do candidato a prefeito Marcos Miranda, na noite de terça-feira. Ele estava com adesivos de campanha e R$ 2.900,00. Liberado após prestar depoimento à Polícia Civil, o empresário sustenta que o dinheiro seria fruto de atividades comerciais. Na cidade, o candidato governista, deputado estadual Roberto Costa, lidera as pesquisas, mas vê sua vantagem diminuir em relação ao principal oponente.

Braço Forte

O coronel Marcos Túlio, comandante regional da PM em Bacabal, é aliado de primeira hora de Roberto Costa. O oficial, que já foi presidente da Turma do Quinto em São Luís e assessor de gabinete parlamentar, alcançou o topo da corporação com o apoio direto do candidato a prefeito de Bacabal.

Cabresto

Aliados do deputado federal Márcio Jerry aguardam que o clã Brandão rompa de vez com o comunismo da Rua do Cancão durante a visita ao município no dia 21, quando o governador participará de um comício em apoio ao aliado Renato Santos. O vice-prefeito João Haroldo, candidato do PCdoB na disputa, sob as bênçãos veladas do ministro Flávio Dino, do STF, é a pedra no sapato dos irmãos Marcus, Zé Henrique e Carlos.

Cabo de guerra

Dinistas e brandonistas estão em lados opostos em várias cidades do Maranhão. Em Alcântara, Colinas, Humberto de Campos, Timon, São José de Ribamar, Codó, Presidente Sarney, Pedro do Rosário, São Félix de Balsas, Santo Antônio dos Lopes, Santo Amaro, São Raimundo do Doca Bezerra, Benedito Leite, Imperatriz, Coroatá, Lagoa Grande do Maranhão, Rosário e Brejo, o governador faz campanha aberta contra PCdoB e PT. Nesta quinta-feira, Brandão recepciona Lula, que vem ao estado para assinar um acordo com as comunidades quilombolas de Alcântara.

Massacre

Fontes da alta cúpula da Federação Brasil da Esperança, em conversa com o editor-chefe do Marrapá, jogaram a toalha em relação às eleições nas capitais. De acordo com uma dessas fontes, PT, PSB e outros partidos de esquerda têm chance de chegar ao segundo turno em apenas cinco capitais, com a possibilidade de não vencer nenhuma. A única aposta certa da esquerda seria João Campos, no Recife, cuja eleição no primeiro turno, no dia 6 de outubro, é vista como garantida.

Tracking

Em Imperatriz, pesquisas de consumo interno indicam que Rildo Amaral e Mariana Carvalho apresentam tendência de crescimento desde a semana passada, enquanto Josivaldo JP registra variação para baixo com a perda do voto bolsonarista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *