Notícia

Eliziane Gama tem um histórico de surpreender

Por mais que a tendência aponte o contrário, a candidata a prefeita Eliziane Gama (PPS) pode surpreender no domingo (2), logo após as urnas serem abertas e os fiscais do Tribunal Regional Eleitoral contarem os votos. Desde sua primeira vitória, quando se elegeu deputada estadual pela primeira vez em 2006, a parlamente costuma inverter a lógica das pesquisas e com seu poder de superação, derruba a maioria dos prognósticos.

Aliados e correligionários de Wellington do Curso (PP) tem ignorado a aproximação de Eliziane Gama em pelo menos dois institutos nesta semana, acreditam que a deputada já não é “problema” e disparam suas armas contra o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT). A diferença é que se o pedetista não vencer no primeiro turno, ao menos está garantido no segundo, e Wellington, será que está mesmo classificado para a próxima fase?

Eliziane se elegeu deputada estadual em 2006, aos 29 anos. Sem história política, sem ser de família tradicional ou empresária, mesmo assim garantiu uma vaga na Assembleia com 15 mil votos. Quatro anos depois, se reelegeu com o dobro de votos. Em 2012, quando concorreu à Prefeitura pela primeira vez, logo no início era a quinta colocada na pesquisas, atrás de nomes como do ex-prefeito Tadeu Palácio e do vice governador, na época, Washington Oliveira, ao final do primeiro turno ficou na terceira colocação com 13% dos votos, atrás apenas de Edivaldo e Castelo. Nas eleições de 2014, mais uma surpreendente votação, Eliziane foi a única mulher eleita deputada federal no Maranhão e ainda por cima, a mais votada.

O progressista desdenha da força de Eliziane, a quem ele deve muito. Para quem não sabe, foi a capacidade de atração do eleitorado de Gama que garantiram votos para WC em 2012 quando concorreu a vereador, e 2014 ao se eleger deputado estadual. Wellington era do PPS, mas traiu a pessoa que lhe estendeu a mão politicamente, mudando de partido para concorrer no pleito deste ano.

Ninguém duvida da capacidade de discussão de Eliziane, que mais uma vez poderá ser favorecida, enquanto Wellington tentará não se comprometer. O desempenho de cada um pode influenciar os indecisos até domingo.

Portanto, nunca é bom descartar um político com essa capacidade de contrariar pesquisas, ainda mais com uma carreira ilibada que Eliziane construiu ao longo de dez anos. A sua história e capacidade de superação lhe autorizam a virar esse jogo e chegar no segundo turno.

É aguardar para ver…

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.