Fernando Braide apela por funcionamento integral do Hospital da Ilha
O deputado estadual Fernando Braide (PSD) voltou a cobrar, na quinta-feira (28), o pleno funcionamento do Hospital da Ilha. O apelo veio durante a primeira discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) na Assembleia Legislativa do Maranhão.
O parlamentar lembrou que a unidade de saúde foi projetada para ser uma unidade de urgência e emergência com atendimento “porta aberta”. No entanto, o hospital permanece com funcionamento parcial, oferecendo poucos serviços e limitando o atendimento aos pacientes.
“Acaba sendo aqui sobrecarregado o Socorrão II, o Socorrão II, porque o Hospital da Ilha quando foi criado para esse intuito, para esse tipo de atendimento, mas infelizmente até hoje completando quase três anos de abertura ele ainda não funciona dessa maneira. Mais de 180 municípios seguem enviando pacientes para os Socorrões, quando o Hospital da Ilha deveria absorver essa demanda”, disse o deputado.
Braide criticou, ainda, a gestão estadual pelo descompasso entre o aumento de arrecadação e a qualidade dos serviços públicos. “Foi registrado aumento de receita, aprovado nesta Casa um novo aumento de impostos, mas não vemos melhorias no serviço público”, afirmou.
A cobrança não é inédita. Em 2023, durante a votação da LOA, Fernando Braide já havia solicitado que o orçamento anual destinasse mais recursos ao Hospital da Ilha para garantir seu funcionamento integral. A unidade, cuja construção começou em 2019, foi inaugurada com a promessa de ser referência estadual em atendimento de urgência e emergência, mas até agora opera de forma limitada, frustrando as expectativas da população.