Governo não cumpre prazo para inaugurar estátua e frustra fiéis em pleno festejo de São José
O Governo do Estado não cumpriu o prazo para entrega da revitalização da estátua de São José de Ribamar, deixando os fiéis decepcionados em meio ao principal festejo do padroeiro, celebrado este mês. A reforma, anunciada pelo governador Carlos Brandão em julho do ano passado, permanece sem previsão de conclusão.
Inicialmente prevista para ser reaberta ao público no início de 2024, a obra, que envolve a restauração do monumento e a revitalização do entorno, continua em andamento. Já se passaram mais de um ano e três meses desde o anúncio, e a escultura segue inacessível, frustrando os devotos que participam de uma das maiores celebrações religiosas do Maranhão.
O festejo de São José de Ribamar é tradicionalmente um evento que atrai milhares de fiéis e transforma a cidade em um polo de turismo religioso. Entre as atrações, estão a Igreja Matriz e o conjunto arquitetônico do santuário, composto pelo caminho de São José, a concha acústica, a gruta e a imagem do santo com o menino Jesus.
De acordo com informações obtidas pelo Marrapá, o atraso na conclusão das obras teria origem em disputas políticas entre aliados do governador Brandão e o prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos, o Dr. Julinho (Podemos). Enquanto o governo estadual não conclui a obra, a prefeitura avançou com a revitalização de parte do santuário, restaurando o caminho de São José, a concha acústica e a gruta, além de instalar novas luminárias de LED, que melhoraram a segurança e o visual do local. Essa ação permitiu à população e aos visitantes usufruir de uma estrutura em boas condições, após anos de abandono.
A restauração da imagem de São José, que seria o próximo passo, acabou ficando sob a responsabilidade do governo estadual, que cercou o monumento com placas de propaganda e iniciou uma reforma que se arrasta há mais de um ano.
Com o encerramento do festejo previsto para hoje, dia 29, os devotos, mais uma vez, não poderão acessar o principal símbolo de fé do evento.