Irmão de vereador eleito “lacra” para desviar foco de suspeitas sobre chapa do Podemos
Weslley Martins, irmão do vereador eleito Wendell Martins (Podemos), gravou um vídeo em uma academia de classe média alta neste domingo (9) para dizer que o mandato do irmão está sendo “ameaçado”. As declarações têm como pano de fundo o escândalo envolvendo o suposto uso indevido do fundo partidário por uma candidata à vereadora do partido, que pode custar a cassação de toda a chapa do Podemos.
“Você que tá assistindo esse vídeo! Que é de comunidade, de favela, do Itaqui-Bacanga e de toda São Luís. Os 7.698 votos que elegeram Wendell Martins o único filho de comunidade a ser o vereador mais votado da história das favelas está sendo ameaçado de ter seu direito tirado. O direito que foi dado por você!”, legendou Wesley ao vídeo.
Ele faz acusações a parlamentares que teriam sua eleição oficializada em caso de cassação da chapa do Podemos e aponta subjetivamente um preconceito racial e social na questão.
O caso envolvendo o Podemos aponta para a suposta fraude na cota de gênero, que determina o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas nas disputas proporcionais. Algumas das candidaturas femininas do Podemos tiveram grande volume de fundo partidário e uma baixa votação, despertando suspeitas.
O caso mais notório é o da influenciadora Brenda Carvalho Pereira, que recebeu R$ 300.000,00 em recursos e obteve somente 18 votos. Segundo a declaração de bens, o dinheiro foi empregado na confecção de materiais gráficos e contratação de militância, embora a própria Brenda tenha dito repetidas vezes que não fez campanha.
Comentários estão desativados