Notícia

Maranhão e São Luís mostram evolução na Educação, aponta o Ideb

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (8) o resultado da avaliação do Índice Desenvolvimento da Educação (Ideb) no país, estados e municípios. O levantamento realizado a cada dois anos aponta que, apesar do Maranhão não conseguir atingir a meta estabelecida pelo Governo Federal, houve evolução no ensino médio e fundamental no Estado e na capital.

No Maranhão, a avaliação referente ano de 2015, mostrou que a rede estadual de ensino aumentou seu índice de 4,2 pontos em 2011, para 4,3 no ano passado, mas ficou longe da meta de 4,6. O governador Flávio Dino comemorou o crescimento no ensino médio que subiu seu índice de 2,8 para 3,1, porém também sem alcançar a meta do MEC que era de 3,3. “Índice Desenvolvimento da Educação divulgado hoje mostra que ensino médio estadual, no primeiro ano do nosso governo, melhorou muito. Ainda temos muito a evoluir. Contratamos mais professores, fizemos 17.000 promoções e progressões, estamos reformando e construindo escolas”. De acordo com o governador, o resultado foi atingindo em apenas um ano da nova gestão, que assumiu o Governo em janeiro de 2015 e que as próximas avaliações deve mostrar uma nova evolução. “Com as mudanças continuadas que estamos implantando, tenho certeza de que nosso próximo Ideb será ainda melhor”.

Em relação a capital, houve um crescimento considerável. Analisando apenas a rede municipal e todos os níveis de ensino, o Ideb de São Luís passou de 4,1 em 2011 para 4,5 em 2015, sendo que a meta era de 5,0 pontos.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é divulgado a cada dois anos. O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021.

“Ideb mostra que saímos dos últimos lugares e fomos um dos estados que mais evoluiu quanto ao ensino médio estadual. E estamos só começando”, finalizou o governador.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.