apuração

Ministério Público suspeita de movimentações financeiras de Rafael ex-Leitoa

Movimentações financeiras atípicas nas contas do deputado estadual Rafael ex-Leitoa (PSB) atraíram a atenção do Ministério Público do Maranhão. Pré-candidato a prefeito de Timon pelo PSB, o parlamentar é investigado por suposta prática de “rachadinhas” em seu gabinete. O alerta maior se deu após a operação que atingiu o ex-deputado Pastor Cavalcante pela mesma conduta ilícita, na quarta-feira (04).

Em relatório datado do final de março, o parquet destaca a necessidade de apurar “movimentações financeiras nas contas correntes do deputado estadual Rafael de Brito de Sousa, em tese, incompatíveis com o patrimônio, a atividade econômica ou a ocupação profissional e a capacidade financeira”. Em outra parte do documento, divulgado com exclusividade pelo site Verdade 98, é destacado trecho de um relatório de inteligência financeira que aponta lançamentos suspeitos, oriundos de depósitos dos assessores investigados, realizados entre 2022 e 2023.

As diligências são conduzidas pelo promotor Marcos Valentim Pinheiro Paixão. Em outubro do ano passado, o controverso promotor Zanony Passos, afastado do Ministério Público por suspeitas de corrupção e chantagem ao presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSB), chegou a absolver publicamente o deputado estadual, mas o caso foi reaberto diante de novos fatos e convertido em procedimento preparatório para apurar a possível prática de crimes.

As suspeitas teriam precipitado a queda de Rafael da liderança do governo de Carlos Brandão (PSB).

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.