União

PDT, Solidariedade e PSDB podem formar federação para 2026

Após derrotas  nas eleições municipais de 2024, os partidos PSDB, PDT e Solidariedade (SD) estão em negociação para a formação de uma nova federação partidária. A informação é do jornal O Globo.

A medida surge como uma resposta à cláusula de barreira, que impõe um mínimo de votos para que as legendas tenham acesso ao fundo partidário e ao tempo de TV.

Essa cláusula, vigente desde 2017, já resultou em dificuldades para partidos menores e agora ameaça também algumas das siglas mais tradicionais, como o PSDB, que viu sua bancada federal cair para 13 parlamentares e perdeu quase a metade de seus prefeitos nas últimas eleições.

As recentes eleições demonstraram que a cláusula de barreira teve um impacto negativo no número de partidos eleitos, reduzindo de 29 para 21 as legendas que conquistaram prefeituras. Com o aumento das exigências para 2026, as federações enfrentam o desafio de se reestruturar para garantir sua sobrevivência.

Embora algumas coligações tenham logrado êxito nas eleições de 2022, a maioria enfrentou sérias dificuldades nas eleições municipais de 2024, com muitos partidos perdendo mais de 40% de suas prefeituras. A expectativa é que, em 2026, a situação se torne ainda mais crítica, com as federações precisando de pelo menos 13 deputados federais ou 2,5% dos votos válidos.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.