
PF desarticula quadrilha responsável por compra de votos no Maranhão
Conforme antecipado pelo Marrapá, a Polícia Federal segue realizando incursões pelo Maranhão. Na manhã desta quinta-feira (12), foi deflagrada a Operação Cangaço Eleitoral, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de compra de votos e aliciamento de eleitores. A investigação aponta que o grupo utilizava ameaças e intimidações para consolidar apoio a um candidato a prefeito indicado pelo esquema. Os municípios de Nova Olinda do Maranhão, Cantanhede e São Luís foram os alvos da ação dos agentes.
De acordo com a PF, eleitores eram abordados com ofertas de dinheiro ou materiais de construção. No entanto, aqueles que mudavam de opinião ou decidiam não apoiar o candidato indicado eram submetidos a ameaças, incluindo intimidações realizadas por indivíduos armados. Relatos também indicam coerção para remover materiais de propaganda de adversários e interrupção de atividades relacionadas às campanhas concorrentes.
A operação apura ainda o possível desvio de recursos públicos federais, suspeitos de terem sido utilizados para financiar o esquema de compra de votos. Os policiais cumpriram quatro mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
A investigação identificou indícios da prática de diversos crimes, como compra de votos, extorsão qualificada, desvio de recursos públicos, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Comentários estão desativados