Políticos maranhenses se manifestam em primeiro ano do 8 de janeiro
No primeiro ano após os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023, diversos políticos e autoridades maranhenses se manifestaram em defesa da democracia. As declarações, ao longo desta segunda-feira (8), corroboram com o objetivo de transformar a data em um símbolo de resistência do Estado Democrático de Direito.
O ministro Flávio Dino, que deve deixar hoje a pasta da Justiça e Segurança Pública, os senadores Weverton Rocha (PDT), Eliziane Gama (PSD) e Ana Paula Lobato (PSB), deputados estaduais e federais, entre outros, fizeram publicações alusivas à data em suas redes sociais.
Confira as principais mensagens:
Hoje, dia 8 de janeiro, marca um ano que a resiliência da democracia brasileira foi severamente testada. Impulsionados por mentiras e desinformação, quebraram janelas, destruíram objetos históricos e obras de arte, enquanto transmitiam seus atos pela internet. Exibiam desprezo…
— Lula (@LulaOficial) January 8, 2024
Um ano atrás, o país foi alvo de manifestações contra a democracia. Recordar esse momento é crucial para evitar que volte a acontecer. Acreditamos que a democracia é sempre o melhor caminho. Vamos continuar respeitando e fortalecendo nossas instituições e a vontade da maioria.
— Weverton (@wevertonrocha) January 8, 2024
8/1, o dia q/começou com ataques terríveis, terminou com a vitória da democracia. Hoje, celebramos acima de tudo a coragem do povo brasileiro q/ derrotou a ação golpista. Não houve golpe e nunca vai haver pq o povo quer democracia, quer ser livre! Viva!
— Eliziane Gama (@elizianegama) January 8, 2024
Há um ano enfrentamos um momento decisivo para nossa democracia e a conspiração golpista contra o Estado Democrático de Direito foi derrotada. Hoje, celebramos a força da nossa Constituição e reafirmamos o compromisso coletivo com os princípios democráticos.
— Ana Paula Lobato (@anapaulalobato_) January 8, 2024
Nesta segunda-feira, 14h, estarei na abertura da exposição no STF e, em seguida, irei ao Senado para o evento que reunirá os 3 Poderes na reafirmação do compromisso pétreo com a Constituição e a democracia. Lembrar o 8 de janeiro é a melhor forma de evitar a sua repetição pic.twitter.com/MNISSURmIA
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 7, 2024
Todo o Brasil numa só voz: DEMOCRACIA!!!
( só os que tentaram o golpe – executores, mentores, apoiadores, financiadores – não estão declamando a palavra democracia) pic.twitter.com/ZPekoTUvkb— Márcio Jerry (@marciojerry) January 8, 2024
O 8 de janeiro não terminou!! https://t.co/yS06exO1T8
— Carlos Eduardo Lula (@carloselula) January 8, 2024
Dia 8 de janeiro é dia de celebrar a democracia e a integridade das nossas instituições e da nossa Constituição.
Resistimos à tentativa de golpe e de ruptura do regime democrático. Os vândalos golpistas foram identificados e estão sendo processados.
Viva a democracia!
— Rodrigo Lago (@RodLago) January 8, 2024
A defesa da democracia é um compromisso permanente. Há um ano, 8 de janeiro de 2023, forças de extrema direita atentaram contra a vontade soberana do povo. Precisamos avançar com as investigações e punir os mentores. Seguiremos vigilantes na defesa da democracia e do nosso país. pic.twitter.com/dSnRRIkTc2
— Júlio Mendonça (@juliomendoncama) January 8, 2024
Comentários estão desativados