desfiliação sem justa causa

PSB entra com ação de perda de mandato contra Yglésio

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) protocolou, nesta sexta-feira (5), uma ação de perda de mandato por desfiliação partidária sem justa causa contra o deputado estadual Yglésio Moysés. Segundo dados extraídos da base da Justiça Eleitoral, que balizam a ação, o parlamentar se filiou ao PRTB no último dia 6 de março, desfiliando-se dois dias depois. Atualmente, o sistema informa que Yglésio está sem partido.

A ação movida pelo PSB enquadra o parlamentar e o partido, comandado no Maranhão pelo ex-vereador ludovicense Genival Alves da Silva.

Segundo o documento, o PSB foi comunicado da desfiliação de Yglésio no dia 07 de março deste ano, um dia após ele ter se filiado ao PRTB, como consta nos sistemas da Justiça Eleitoral.

“Contudo, antes de efetivar sua saída do partido autor, o deputado protocolou uma Ação Declaratória de Justa Causa de Filiação, ainda em análise por esta Egrégia Corte Eleitoral sem decisão final, alegando pretextos infundados que não legitimam sua trânsfuga partidária”, alega o PSB na ação.

Ao longo da peça, a defesa do partido sustenta que o parlamentar tenta deixar o ninho socialista unicamente para ser candidato à Prefeitura de São Luís, fato que não justificaria a desfiliação nos termos da Lei.

Entre os pedidos, o PSB pede que seja decretada “a perda do mandato eletivo de deputado estadual do requerido Yglésio Luciano Moyses Silva de Souza, por desfiliação partidária sem justa causa, com a consequente convocação do primeiro suplente da agremiação”.

O primeiro suplente do PSB nas eleições de 2022 é o ex-deputado estadual Edson Araújo.

Confira a íntegra da ação

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.