Rapidinhas da tarde

Babilônia em chamas

Novo round da batalha de foice no escuro pelo comando do PMDB em São Luís. Com o apoio de Remi Ribeiro, o vereador Fábio Câmara conseguiu emplacar todas as 42 inserções nacionais do partido na televisão. O espaço seria dividido entre ele, a deputada estadual Andrea Murad e o pré-candidato a prefeito de Imperatriz, delegado Assis Ramos.

Cala a boca, Magda

No recesso legislativo, Andrea Murad mudou o guarda-roupa, fez intervenções plásticas e cursos de oratória. No entanto, ainda não conseguiu superar o discurso desarticulado, estridente e por vezes descuidado. Na sessão de hoje, por exemplo, ela soltou a palavra “ditadorial” ao se referir à postura do governo Flávio Dino. É ditatorial, deputada.

Cego em tiroteiro

Os Murad, diga-se de passagem, ainda não têm posição unânime a respeito de Ribamar Alves, de Santa Inês. Enquanto o chefe da organização criminosa que desviou R$ 1,2 bilhão da Saúde estadual clama no Facebook pela soltura prefeito-estuprador, Andrea pede, na Assembleia, a criação para investigar os crimes sexuais do alcaide. De olho nas eleições deste ano, o deputado estadual Sousa Neto segue noutro sentido, desgastando diariamente Ribamar Alves da tribuna da Assembleia. Ele é aliado do clã Bringel em Santa Inês.

Puxou a peixeira

A guerra na bancada do peixe segue acirrada. Pelo segundo dia consecutivo, os deputados estaduais Fernando Furtado e Junior Verde trocaram farpas no plenário da Assembleia. Furtado acusa Verde de fraudar o seguro defeso no Maranhão, baseado em um relatório da Corregedoria Geral da União (CGU). Discreto, o outro membro da bancada, deputado estadual Edson Araújo, observa a confusão de longe, cochichando ao telefone.

Baixo clero

O baixo clero do legislativo estadual, agrupado no bloco União Democrática, quer porque quer a vaga regimental do Partido Verde na Comissão de Constituição e Justiça e de Orçamento. O grupo é liderado por Eduardo Braide, Stênio Rezende e Josimar de Maranhãozinho.

Ladeira abaixo

Um dos mais influentes deputados do primeiro ano do governo Flávio Dino, o esforçado Eduardo Braide caiu em desgraça. Derrotado pelo próprio bloco que liderava, comandou uma pequena rebelião contra o presidente Humberto Coutinho, juntou-se ao chamado “bloquinho” e ainda cooptou o PV para o movimento.

Faca no pescoço

Braide queria formar um bloco maior que o blocão governista, para ter a maioria e o comando de todas as comissões. O tiro, no entanto, saiu pela culatra. Ele provocou uma debandada no bloquinho, ficou isolado e perdeu a confiança dos aliados governistas.

Persona non grata

Alguns deputados não querem ver Braide nem pintado de ouro: Rogério Cafeteira, Glauberth Cutrim, Fábio Macedo, Rafael Leitoa, Valéria Macedo, Zé Inácio, César Pires, Alexandre Almeida, Raimundo Cutrim, Fernando Furtado e Ana do Gás.

Casa nova

O líder do governo, Rogério Cafeteira, muda de partido com a abertura da janela partidária. Está na dúvida entre o PSB e o PCdoB.

Cortina de fumaça?

A repentina cirurgia da ex-governadora Roseana Sarney ocorreu simultaneamente à exposição da jornalista Mirian Dutra, ex-amante de Fernando Henrique Cardoso, na imprensa nacional.

Verdades secretas

Antigos frequentadores das cozinhas do clã Sarney confirmam que procede a versão do jornalista Mino Pedrosa – ligado a Chiquinho Escórcio – sobre os segredos de alcova do casal Sarney/Murad e a paternidade do filho de Mirian.

Lambe, lambe, lambe…

Teria o suposto caso entre Mirian Dutra e Jorge Murad relação com a operação da Polícia Federal, deflagrada em março de 2002, no final do governo Fernando Henrique Cardoso, que resultou na apreensão de 1,3 milhão de reais na sede da construtora Lunus, em São Luís, e por muito pouco não prendeu o marido de Roseana Sarney? Na época, o oligarca José Sarney procurou o então presidente da República para reclamar da suposta sabotagem do tucano José Serra à pré-candidatura da filha ao Palácio do Planalto. FHC se fez de cego, surdo e mudo.

Por falar em cozinha…

Qual a esposa de deputado do clã Sarney foi parar na delegacia por ter destratado a empregada doméstica? O caso terminou em ocorrência policial, mas não teve maiores desdobramentos.

Milagre de São Benedito

Ex-Mirante, o jornalista Thiago Alex é o novo diretor da TV Difusora. A contratação causou mal-estar nos bastidores da emissora, que segue deficitária e demitindo profissionais.

Sem bolo de ouro

A Leiaute Comunicação é a vencedora da licitação de R$ 3,2 milhões para a comunicação da Empresa Maranhense de Administração Portuária, do Porto do Itaqui. Em segundo lugar ficou a Sophia Comunicação.

Astronômico

As movimentações financeiras do presidente da Câmara de São Luís, Astro de Ogum, têm despertado atenção do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e da Polícia Federal.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.