notas

Rapidinhas da terça

Beco sem saída

Cotado para o Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino (PSB) não pode dizer não caso seja convidado pelo presidente Lula (PT) para ocupar a cadeira de Rosa Weber, muito menos cogita retornar ao Senado Federal diante da possibilidade real do petista separar as áreas de justiça e segurança pública. Aos mais próximos, o ex-governador do Maranhão já se queixava das cansativas agendas de articulação junto aos tribunais superiores, por isso não deve permanecer em um Ministério da Justiça esvaziado. É no setor de segurança, viajando aos estados, entregando equipamentos e anunciando ações, que ele conseguiria construir um palanque sólido para suceder Lula em 2030.

Ordem do dia

A senadora Eliziane Gama (PSD) criticou a prefeitura de Zé Doca após a repercussão, nas redes sociais, dos vídeos que mostram uma família sendo desapropriada de um terreno do Incra e tendo sua casa derrubada pela gestão de Josinha Cunha (PL), irmã do deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL). “Cenas de demolição e desespero em Zé Doca-MA, quando um trator destrói a casa de lavradores que residiam no local há mais de uma década. Segundo informações da imprensa, que foram publicadas pelo ex-secretário de Estado dos Direitos Humanos, jornalista Francisco Gonçalves, a demolição foi feita por ordem da prefeita da cidade, Josinha Cunha, e sem ordem judicial. A situação precisa ser devidamente apurada e providências tomadas!”, pontuou a relatora da CPMI dos Atos Antidemocráticos.

Hilux

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) alugou, por R$ 366.984,00 (trezentos e sessenta e seis mil, novecentos e oitenta e quatro reais), um veículo “especial tipo SUV”, com o objetivo de atender às necessidades de sua diretoria executiva durante o período de 18 meses. Pelo valor, seria possível comprar uma Hilux 2023 e ainda sobraria troco. A empresa beneficiada com a transação é a Fórmula Zero Frotas. A diretoria da empresa, diga-se de passagem, tem uma certa predileção por veículos da Toyota. Mas isso, parafraseando um colega jornalista, é assunto para outro post.

Queda do Muro

Comunistas aumentaram o tom da crítica ao governador Carlos Brandão durante o encontro realizado no último fim de semana para deliberar sobre as eleições do ano que vem no Maranhão. A reunião, que contou, em momentos distintos, com a presença de membros destacados do PCdoB, como os deputados Carlos Lula, Rodrigo Lago, Ana do Gás, Othelino Neto e Márcio Jerry, além do vice-governador Felipe Camarão (PT), foi marcada por queixas contra o camarada que sucedeu Dino no Palácio dos Leões, a ponto do atual governador ter seu governo equiparado ao de Luiz Rocha.

Guerra Fria

Dentre as críticas que marcaram a preparação para a conferência estadual do PCdoB, comunistas reclamavam – para quem quisesse ouvir – do esvaziamento da legenda por agentes do governo Brandão, do não cumprimento de acordos e da demissão de aliados em regionais, do desmantelamento de programas e ações que caracterizaram o governo Dino, como a Escola Digna, os hospitais e a Casa Ninar.

Bicudo

Em Matões, Gabriel Tenório, do Progressistas, deve contar com o apoio do PSDB e do Cidadania na disputa contra Ferdinando Coutinho, do Democratas. O assessor do governo Brandão reuniu-se nesta terça-feira (19) com o presidente estadual do partido, Sebastião Madeira, e com o secretário de Articulação Política do Maranhão, Rubens Pereira, deixando o Palácio dos Leões com a certeza de que terá estrutura governista para bater de frente com os Coutinho na Região dos Cocais.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.