BLOCO DE NOTAS

Rapidinhas de sexta (22/12)

Pombo-correio

A opinião de Flávio Dino sobre o destino do PSB deve ser considerada na disputa pelo comando do ninho socialista no Maranhão. O futuro ministro do Supremo Tribunal Federal promete, no momento oportuno, marcar posição e influenciar na escolha do sucessor na presidência estadual do partido, levando em conta os pleitos da suplente Ana Paula Lobato antes de renunciar ao mandato no Senado Federal.

Revoada

Embora não haja dúvidas do diretório nacional do PSB sobre a candidatura do deputado federal Duarte Júnior a prefeito de São Luís, entre os comuno-socialistas que se referem ao ministro da Justiça e Segurança Pública como “comandante”, há quem defenda a tese de adesão à reeleição do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, seja apoiando-o de forma independente, seja construindo pontes para o diálogo entre articuladores do Palácio de La Ravardière e as siglas pertencentes à federação formada pelo PV, PT e PCdoB.

Xeque-mate

Na véspera do exílio no STF, Dino acumula vitórias no confronto velado que trava com Carlos Brandão no tabuleiro político. As conquistas recentes envolvem o encaminhar a eleição do desembargador Fróz Sobrinho para o lugar de Paulo Velten no Tribunal de Justiça do Maranhão, vetar a indicação de Ana Graziella Neiva para o Tribunal Regional Eleitoral e influenciar em decisões que atingem diretamente familiares e amigos do governador, como Daniel Brandão e Flávio Costa. Aliados do ex-governador adiantam que os próximos movimentos estariam relacionados ao comando do pombal socialista, como uma forma de reequilibrar as forças políticas locais, e a outros dois interesses que dizem respeito à Ordem dos Advogados do Brasil e/ou impactam diretamente nos cofres públicos do estado.

Ela não

Como antecipado pelo Marrapá com exclusividade à época, Brandão procurou Dino há algumas semanas em Brasília, pouco antes do ministro ser indicado por Lula para o Supremo. Na pauta, estava a indicação de Ana Graziela para o TRE a pedido de José Sarney. O governador ouviu um não imediato ao tocar no assunto, seguido de uma longa justificativa do ex-governador remetendo às ações da advogada nas campanhas de 2014 e 2018, quando comunistas e sarneyzistas não compartilhavam da mesma roda política.

Boa vizinhança

O ex-prefeito Edivaldo Holanda Junior espera sentar-se com Brandão já no início do ano para definir qual rumo tomar na eleição de São Luís. Holandinha quer evitar mais desgastes ao capital político, fugindo de servir novamente como boi de piranha para os interesses enviesados de petistas e comunistas, mas promete se posicionar no jogo com vistas no pleito de 2026.

Culpa in vigilando

Está nas mãos do controverso promotor Zanony Filho a investigação de supostas irregularidades do seletivo externo do Sebrae, conduzido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que enfrenta problemas desde o lançamento do edital. O sistema eletrônico de inscrição e aplicação das provas online não resistiu ao acesso simultâneo dos candidatos, forçando uma remarcação da prova. Existem ainda fundadas suspeitas de plágio de questões pairam sobre o processo, além de um considerável número de questões anuladas que levantam sérias dúvidas quanto à integridade do seletivo. Outro ponto que chama a atenção é o fato de não haver a possibilidade de imposição de recurso quanto à correção da prova subjetiva. O desfecho desta controvérsia está agora nas mãos do promotor, acusado publicamente de chantagem pelo presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, vereador Paulo Victor.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.