bloco de notas

Rapidinhas do Domingo (18/02)

Presente misterioso

O comentário do deputado federal Rubens Pereira Júnior, do PT, sugerindo nas redes sociais que internautas propusessem nomes para uma suposta operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) em troca de um presente misterioso, não repercutiu bem na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Nos bastidores, avalia-se que a fala, além de gratuita, fortalece o discurso bolsonarista de perseguição política no momento em que o Palácio do Planalto busca diminuir a polarização para dar legitimidade às ações da Justiça que miram o ex-presidente. “Coisa de baixo clero, de quem quer mostrar serviço por não dispor da legitimidade orgânica e tática dentro do PT”, afirmou uma fonte sob sigilo ao Marrapá.

Cadeira cativa

A suplente Ana Paula Lobato assumirá definitivamente a cadeira no Senado Federal na próxima terça-feira, dia 20. Com o exílio de Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal, a esposa do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) assegura um abrigo político até janeiro de 2031. Nos próximos dias, ela deverá confirmar se permanecerá ou não no PSB, partido do governador Carlos Brandão.

Holding

A cidade de Colinas, berço de Carlos Brandão e dos deputados comunistas Márcio Jerry e Carlos Lula, ganhou uma nova holding. Registrada recentemente na Receita Federal, a empresa com capital social de R$ 50 mil tem por objetivo tratar dos negócios promissores de políticos e empresários da Rua do Cancão.

Ponta do lápis

Com a iminente aposentadoria de Washington Macaxeira, ops, Oliveira, do Tribunal de Contas do Estado, o nome da advogada Ana Graziella Neiva passou a ser cogitado como possível indicação ao posto, com as bênçãos de Carlos Brandão e José Sarney. Os dois, aliás, brigaram para ter a advogada na composição do Tribunal Regional Eleitoral, mas o veto de Flávio Dino pesou contra a competente chefe da Casa Civil dos últimos governos de Roseana Sarney.

Suplicante voraz

José Sarney (MDB) exerce desenvoltura de pleiteador insaciável quando o assunto é brigar por interesses de aliados. É por causa dele que Edilázio Júnior, ex-deputado federal, permanece na presidência do PSD do Maranhão. Mas a situação tende a mudar a partir do ano que vem, quando a senadora Eliziane Gama assume definitivamente o comando da sigla e buscará viabilizar um time político para concorrer à reeleição em 2026.

Supera

Em uma longa conversa com o editor do Marrapá, um experiente político do estado cravou que Weverton Rocha (PDT), Brandão, Eliziane, André Fufuca (PP) e Felipe Camarão (PT) estarão juntos no mesmo palanque em 2026, alinhados pelo peso da influência de Lula sobre o eleitorado do estado. Para ele, as conversas nesse sentido já estariam avançadas, restando apenas algumas arestas a serem aparadas no decorrer deste ano. O grande adversário deste grupo, na visão do observador, seria o prefeito Eduardo Braide (PSD), que, independentemente de ser reeleito, pode ser o outro polo da disputa com Camarão, pelo Palácio dos Leões.

Expectativa

Filiado ao Republicanos, o presidente da Câmara de Paço do Lumiar, Jorge Maru, considera trocar de legenda, fazendo um movimento à esquerda, para brigar com o bilionário Fred Campos, da Qualitech, pela sucessão de Paula da Pindoba (PCdoB). A sigla preferida do pré-candidato seria o PT, num esforço para segurar a federação com comunistas e com o PV. Contudo, a oposição local e o apoio de Felipe Camarão ao adversário da atual gestora seriam empecilhos, restando o PSOL como alternativa, com a principal estrela do partido, Guilherme Boulos, avalizando uma possível filiação.

Olha a onda

O Centro de Ensino Médio Horácio Alves de Andrade, pertencente à rede estadual em São Domingos do Maranhão, está fechado para reforma desde a pandemia, em março de 2021, com os alunos tendo aula ainda por sistema remoto até hoje.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.