Te cuida, Murad! Partidos se mobilizam para criação da CPI da Saúde

Ricardo MuradCom o retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Maranhão, o presidente Humberto Coutinho (PDT) deve ler, já na próxima semana, o nome de todos os deputados estaduais indicados pelos líderes partidários para a instalação da CPI da Saúde.

Com a assinatura de 29 deputados estaduais, a CPI foi criada com o propósito de investigar supostas irregularidades na aplicação de recursos públicos destinados à saúde pública, através da Secretaria de Saúde, no período de abril de 2009 a dezembro de 2014, ocasião em que foi comandada pelo ex-deputado Ricardo Murad, cunhado da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

O grupo deve analisar denúncias de superfaturamentos na contratação e no pagamento por projetos e obras de engenharia; pagamento por obras inexistentes, fraudes e dispensas indevidas de licitação no Programa Saúde é vida; fraudes em procedimentos licitatórios e dispensas indevidas de licitação; desvio de finalidade e superfaturamento em contratos de locação de aeronaves que deveriam servir ao transporte de enfermos.

A CPI também poderá apurar o motivo pelo qual municípios como São Luís, Caxias, Imperatriz e Timon, administradas durante o período por políticos adversários do grupo Sarney, foram boicotados e excluídos das ações do ex-secretário Ricardo Murad. Caxias, por exemplo, passou seis anos sem receber um centavo da Saúde. Na capital, ambulâncias com pacientes atendidos pelo SAMU eram proibidas de entrar nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pelo Estado.

Incluindo os suplentes, 14 parlamentares farão parte da comissão, e os blocos já articulam os nomes a serem indicados. Da parte do PMDB, é certeza a escolha da deputada estadual Andrea Murad para participar da comissão. Filha do ex-titular da SES, ela também teria se beneficiado eleitoralmente dos esquemas na pasta.

Além do presidente Humberto Coutinho, assinaram o pedido de criação da CPI os deputados Eduardo Braide (PMN), Rafael Leitoa (PDT), Fernando Furtado (PCdoB), Othelino Neto (PCdoB), Rogério Cafeteira (PSC), Marco Aurélio (PCdoB), Glaubert Cutrim (PRB), Ana do Gás (PRB), Edson Araújo (PSL), Carlinhos Florêncio (PHS), Stênio Rezende (PRTB), Rigo Telles (PV), Zé Inácio (PT), Ricardo Rios (PEN), Fábio Macedo (PDT), Paulo Neto (PSDC), Raimundo Cutrim (PCdoB), Valéria Macedo (PDT), Vinicius Louro (PR), Junior Verde (PRB), Edvaldo Holanda (PTC), Sérgio Frota (PSDB), Fábio Braga (PT do B), Francisca Primo (PT), Wellington do Curso (PPS), Levi Pontes (SD), Cabo Campos (PP) e Josimar de Maranhãozinho (PR).

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.