Legado

Veja: Corrida eleitoral no Maranhão mostra força da herança política de Dino

A revista Veja divulgou uma reportagem neste domingo (11), onde destacou a força política que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, ainda em no Maranhão, demostrada pela frente ampla em torno de Duarte Júnior (PSB), candidato a prefeito de São Luís.

A publicação relembra que, quando Dino foi eleito governador em 2014, ele quebrou cinco décadas de hegemonia política da família Sarney, causando uma rearrumação nas forças políticas locais. Durante nove anos, oito no Palácio dos Leões e um como senador eleito, ele uniu uma vasta gama de partidos de diferentes vertentes ideológicas, que incluíram até a família Sarney.

Os sinais do legado dele são visíveis em várias frentes, começando pelo escolhido por seu antigo grupo para disputar a prefeitura de São Luís. A coligação de Duarte é vasta e diversa, reunindo doze partidos, incluindo PT e PL, um feito inédito. O candidato chama o ex-governador, que o inseriu na vida política, de “professor”.

Além do governador Carlos Brandão (PSB) diversos outros aliados importantes do ex-governador continuam no topo da articulação política do estado.

“O domínio do grupo montado por Dino no estado ofusca até o maior ícone político local. O ex-presidente José Sarney, do alto de seus 94 anos, tem recebido pessoas e aparecido em fotos com políticos, mas deve se manter neutro na eleição deste ano. A avaliação de interlocutores é a de que seu poder de influência, no entanto, ainda é grande, não só do ponto de vista político, mas também pelo fato de controlar veículos de comunicação locais”, destaca a reportagem.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.