
Zanony Filho limpa a barra de Rafael Leitoa
O deputado estadual Rafael Leitoa (PSB) conseguiu das mãos do promotor Zanony Passos Silva Filho uma certidão que afirma que o parlamentar não responde a inquéritos civis no Ministério Público do Maranhão.
Divulgada no último dia 29, a nota providencial destaca, quase em letras garrafais, que Rafael não é objeto de investigação em procedimentos sobre seu encargo, ao contrário do que mostra a própria transparência do parquet maranhense.
Em 4 de agosto, fica evidente a contradição do promotor ao determinar, na instauração de notícia de fato, que a relação de todos os servidores lotados no gabinete de Leitoa fosse encaminhada ao Ministério Público maranhense.
Quatro dias depois, Zanony determina a juntada dos autos da documentação encaminhada pelo denunciante à Ouvidoria Geral do Ministério Público.
O promotor, atualmente titular da Quarta Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, é lembrado por atestar a “boa conduta” de poderosos, como recentemente fez com o presidente da Emap, o baiano Gilberto Lins, no caso do aluguel milionário de um helicóptero revelado pelo Marrapá.
Comentários estão desativados