Presa em conflito, secretária de Braide fala sobre expectativa de retorno ao Brasil

A secretária de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais de São Luís, Verônica Pires, divulgou nesta segunda-feira (16) um novo vídeo sobre a situação dos brasileiros retidos em Israel após o início do conflito armado com o Irã. O grupo permanece abrigado em um bunker, aguardando orientações para deixar o país.
Verônica afirmou que optou por não embarcar com os colegas que saíram pela Jordânia. “Achei que não era seguro pra mim [retornar junto com o grupo que saiu pela Jordânia]”, disse. Segundo ela, todos os que permaneceram estão bem e em segurança, com expectativa de retorno nos próximos dias.
O Ministério das Relações Exteriores confirmou que os integrantes da comitiva ignoraram o alerta em vigor desde outubro de 2023, que desaconselha viagens não essenciais ao Oriente Médio. De acordo com o Itamaraty, a viagem ocorreu “a despeito” das orientações da Embaixada do Brasil em Tel Aviv.
Dos 18 representantes de prefeituras brasileiras que participavam de um evento internacional sobre segurança pública, a convite do governo israelense, 12 optaram por retornar por conta própria em um voo particular. A operação foi organizada pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), com apoio da Comissão de Relações Exteriores do Senado.
As outras seis autoridades, incluindo a secretária de São Luís, permanecem em território israelense. A expectativa é que o grupo seja resgatado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), com embarque pela Jordânia — país que tem facilitado ações de cooperação humanitária.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), também está em Israel, acompanhado de uma comitiva de 22 pessoas que representavam estados no mesmo evento.
Comentários estão desativados