Presa em conflito, secretária de Braide fala sobre expectativa de retorno ao Brasil

Irã vs Israel

A secretária de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais de São Luís, Verônica Pires, divulgou nesta segunda-feira (16) um novo vídeo sobre a situação dos brasileiros retidos em Israel após o início do conflito armado com o Irã. O grupo permanece abrigado em um bunker, aguardando orientações para deixar o país.

Verônica afirmou que optou por não embarcar com os colegas que saíram pela Jordânia. “Achei que não era seguro pra mim [retornar junto com o grupo que saiu pela Jordânia]”, disse. Segundo ela, todos os que permaneceram estão bem e em segurança, com expectativa de retorno nos próximos dias.

O Ministério das Relações Exteriores confirmou que os integrantes da comitiva ignoraram o alerta em vigor desde outubro de 2023, que desaconselha viagens não essenciais ao Oriente Médio. De acordo com o Itamaraty, a viagem ocorreu “a despeito” das orientações da Embaixada do Brasil em Tel Aviv.

Dos 18 representantes de prefeituras brasileiras que participavam de um evento internacional sobre segurança pública, a convite do governo israelense, 12 optaram por retornar por conta própria em um voo particular. A operação foi organizada pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), com apoio da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

As outras seis autoridades, incluindo a secretária de São Luís, permanecem em território israelense. A expectativa é que o grupo seja resgatado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), com embarque pela Jordânia — país que tem facilitado ações de cooperação humanitária.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), também está em Israel, acompanhado de uma comitiva de 22 pessoas que representavam estados no mesmo evento.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.