Sem desconto

Suposto envolvimento de parlamentares em fraude no INSS surpreende Governo e PF

A divulgação de que senadores e deputados federais estariam envolvidos no esquema de fraudes contra o INSS causou surpresa em setores do Governo Federal e na cúpula da Polícia Federal, segundo o Metrópoles. Reportagens dos jornalistas Lauro Jardim (O Globo) e Julia Duailibi (G1) apontaram a suposta participação de políticos no caso, mas ainda não há confirmação oficial sobre o envolvimento de parlamentares.

Delegados da Polícia Federal e ministros do governo Lula afirmam não ter recebido informações que vinculem diretamente deputados ou senadores ao esquema de descontos ilegais em benefícios previdenciários de aposentados. “Desconheço essa situação”, disse um delegado da cúpula da PF. Um ministro do governo, em reserva, também manifestou espanto. “Fiquei foi surpreso com essa notícia!”, disse.

Caso a investigação identifique a participação de parlamentares, o inquérito deverá ser remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF), por se tratar de autoridades com foro privilegiado. Até o momento, a apuração segue concentrada na atuação de empresas e operadores que atuavam com acesso indevido aos sistemas do INSS para fraudar contratos de empréstimos consignados e inserir autorizações falsas para descontos em aposentadorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *