Toyoteiros bloqueiam acesso de veículos ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

guerra

Toyoteiros credenciados impediram o acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, de um grupo que tentava adentrar a unidade de conservação com veículos off-road do tipo UTV (Utility Task Vehicle) e quadriciclos. Os veículos são proibidos na área destinada ao turismo.

Embora a entrada de veículos motorizados seja vedada dentro da área federal, não há impedimento legal para a circulação em zonas próximas, conhecidas como áreas de amortecimento. É nesse ponto que reside a disputa: os operadores tradicionais argumentam que os novos veículos ameaçam a regulamentação ambiental, enquanto os praticantes de off-road afirmam que não estão violando regras ao circular fora dos limites diretos do parque.

A legislação permite o acesso ao parque a pé, desde que feito com conhecimento das trilhas e dos riscos, e de preferência com guias credenciados. A prioridade, segundo o ICMBio, é a preservação da biodiversidade local. Os condutores de veículos autorizados, como os toyoteiros, têm responsabilidades legais, que incluem o controle de resíduos e a obediência a trilhas demarcadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *