interditado

A interdição do Mercadão Meneses e a derrocada do “mais barato do país”

A Vigilância Sanitária decretou, nesta semana, a interdição parcial do supermercado Mercadão Meneses, localizado no Maiobão, em Paço do Lumiar, após denúncias de irregularidades no acondicionamento de alimentos e na estrutura do estabelecimento.

O episódio marca o fim do varejista que ficou conhecido em todo o Brasil como o “mais barato do país” e que foi um dos pioneiros na venda de produtos a granel no Maranhão.

Na década passada, o Meneses ganhou destaque nas páginas do noticiário econômico do país, que se impressionava com seus R$ 6 milhões mensais de faturamento e com a ousadia de concorrer com o bilionário Ilson Mateus, que, em 2011, já despontava como um promissor supermercadista do Maranhão com 22 lojas e faturamento acima dos R$ 2 bilhões anuais.

“Ele tem uma clientela fiel”, afirmava Mateus sobre a concorrência. “O Meneses não faz contas, age por instinto de comerciante”, dizia ao conhecer, in loco, as prateleiras do concorrente.

Na época, impulsionado pelo crescimento do poder de compra das classes C e D, o Meneses parecia ter um futuro promissor. O tempo, no entanto, recompensou a audácia empresarial de Ilson Mateus e possibilitou a consolidação de outras bandeiras do varejo e do atacado na Região Metropolitana de São Luís.

O Mercadão Meneses, por outro lado, perdeu espaço para os concorrentes, que investiram em expansão, preços, infraestrutura e, sobretudo, no cuidado em satisfazer antigos e novos clientes.

Comentários estão desativados

23 respostas para “A interdição do Mercadão Meneses e a derrocada do “mais barato do país””

  1. Francisco Rocha Jr disse:

    Caro jornalista Leandro Sousa Miranda,

    Sou seu leitor desde os primórdios do Marrapá, acompanhando tua trajetória e crescimento no programa Ponto e Vírgula, por isso me permita fazer uma observação:

    Está claro que o propósito deste texto é tripudiar do Meneses para ganhar pontos com o Assaí, talvez para se chegar ao próprio Ilson Mateus. Contudo, é necessário considerar que a consolidação do Mateus mais tem a ver com favores de Roseana Sarney, de Flávio Dino e de Carlos Brandão do que com competência pessoal.

    Não seja obscuro nos propósitos e intenções. Não se comporte como um vendilhão escroque da Rua de São Pantaleão ou do João Paulo. Diga a verdade a seus leitores. É impossível concorrer com o Mateus no ambiente oligárquico, de oligopólio em que vivemos neste estado.

  2. Denilson disse:

    Tudo bem que o Meneses não tinha padrão de limpeza mas a interdição foi abusiva força Meneses

  3. JOSE ROBERTO SANTOS DA GAMA disse:

    A população, nós consumidores temos que denunciar todos. A vigilância tem que aparecer em todos supermercados e feiras livre da região. MENESES foi muito relaxado com as condições de higiene do ambiente e, o que foi descoberto por trás das cortinas foi pior. No MATEUS já vi e até já comprei carne estragada, mais trocaram. Vejo também nas caixas d’água frangos passados com aspecto de podre assim como as linguiças e compostos de feijoada que é a carne de porco misturados alí.
    Então, fiquemos atentos e vamos fazer nossas denúncia pq nossa saúde é mais importante.

  4. Mauro lazier disse:

    Trabalho em supermercado aqui no sul do país, PR,e tá cheio de gente do Maranhão vindo pra cá reclamando dos baixos salários que pagam aí no Maranhão ,não que aqui seja tão melhor ,pois o comércio tem o costume de remunerar mal ,independente se ser lucrativo ou não .O Matheus pra nós é exemplo de empresa nacional que deu certo , é competente e tá crescendo muito ,pena que os conterrâneos em vez de se alegrar por uma empresa da região ser exemplo pro Brasil ,ficam criticando ,denegrindo a imagem da empresa ,querendo ver ela quebrada e comemorando a chegado das multinacionais como atacadão e Assaí.tipico do povo Brasileiro que torce contra empresa regional e nacional .

  5. M gabriela j disse:

    Articulação politica
    E jogo sujo do mateus
    Mateus ja teve ratos gatos e baratas. No shop do automóvel o rato nao as ratazanas passam pelo setor de frios
    E so nao aparece pk o mateus é o maior patrocinador das midias tv e inclusive jornais. Quem vai divulgar?
    Quem como cliente nao viu ratos e baratas e so pk nao estava no seu produto deixou para la?
    E imposto que para mateus é diferente? E para mateus que impostos sao revertidos em beneficios
    Se o governo fosse imparcial deixaria a todos com igual condicoes ai quem iria decidir e comprar era cliente.
    Por enquanto quem dita sua compra é o governo.
    Pois com apoio ao mateus eles quebram concorrentes
    Ate mesmo funcionário que sai do mateus nao entra mais em empresa alguma

  6. UILIO OLIVEIRA SILVA disse:

    Matéria assim deixa escapar um viez, por parte da imprensa, de puxa-saco dos 30 Top Forbistas. Desanima não Meneses. E por falar nisso: o Maciel? O Carone?

  7. Alguém já viu a vigilância no Matheus

  8. Gleison disse:

    O engraçado que em alguns Supermercados Mateus, a carne/frango/toscana fica exposta em caixas de água. O “povo” vai e se serve. E não consta descrição nenhuma no produto. Podendo aqueles serem produtos próx de data de validade sendo vendido em “oferta”. Por isso o Assaí chegou em São Luis e tá fazendo diferença, desde a época do COVID. Força Meneses, você não pode ser o único a pagar esse preço.

  9. Ana Maria disse:

    No Mateus da Cidade Operária, no setor da padaria as moscas ficam junto com os doces, pães, etc…vigilância sanitária, favor fiscalizar isso por favor.

  10. Arialdo disse:

    Atitude correta da vigimancia sanitaria. Esse Meseses é um nojo, bagunçado, sujo e empestiado de ratos, pra quem gosta do que nao presta ele é excelente.

  11. Maria disse:

    Eu mesma,já comprei galinha podre lá ,estava congelada,quando descongelou estava,podre fedendo, arroz com largargatas,podre também, cuscuz,com largartas,tudo podre ,se a vigilância sanitária fazer uma ispesificacao,nos mesmos vão encontrar muitas inregularidades.

  12. ROBSON disse:

    ESSA É A JOGADA DOS GRANDES MILIONÁRIOS,TIRAR DE PÁRIO OS PEQUENOS INVESTIDORES, SUPERMERCADO MATHEUS TAMBÉM APARECEM RATOS E VENDEM MERCADORIA VENCIDAS,ELES SÓ RETIRAM DA EMBALAGEM ORIGINAL E FAZEM AQUELAS CONHECIDAS EMBALAGENS COM PRATOS DESCARTÁVEIS.

  13. João de Souza Ferreira disse:

    Já vi baratas no Mateus… dentro da vitrine de pães e pelo corredor de mercadorias. Se é por “imundície”, estranho que “pegaram só o Meneses”. A população corre um grande perigo: O de cair nas mãos de um grande monopólio do varejo… chamado, Mateus !!!

  14. Weber Henrique Nascimento Marques disse:

    Será que está interdição, não é política? Bastou despontar que os maravilhosos trabalhadores da vigilância sanitária…..acordam e aparecem nesta empresa! Brasil o País das maravilhas..

  15. Eldo disse:

    Muito fácil de resolver,,só dedetizar..uma vez vi gatos dentro do mateus..será porquê?

  16. Francisco Lima disse:

    O Matheus tá de parabéns, pois emprega muita gente, principalmente jovens, tá de parabéns!

  17. Dilma Reis Rosa Silva dos Santos disse:

    Agora o Assaí atacadista tá vindo com tudo pra cima deles!!!

  18. Investiga a fundo quem é mesmo dono mateus

  19. Carlos mello disse:

    Demorou! …tem o dizer popular.
    Pobre C e D não se importam com o layout bonito mas o Menezes exagerou. Se melhorar expanta? Mas nem tanto.
    No caso, a denúncia e interdição, se refere até ao risco de saúde do consumidor. Só isso! …mas só?! Afff.
    Aquele mau cheiro no setor de padaria, vizinho dos perecíveis e não é de hoje, era certo se esperar a presença de roedores.
    Sds.

  20. Antonio Marlon dos santos disse:

    Essa matéria fala mais do supermercado Mateus que do próprio anunciado supermercado Menezes.

  21. Antônio José disse:

    Na realidade veio o Flávio dino com um ICMS camarada pro Mateus, e com aumento de ICMS para os demais. Isso sim quebrou os concorrentes do Mateus e possibilitou deles ficarem sozinhos no Maranhão

  22. Jean disse:

    Tambem, com os preços absurdamente altos dos produtos,e, com promoções mascaradas,e, o povo ingênuo que para não se deslocar para um local mais distante tendo um ” Mateus” por perto,prefere gastar o seu suado dinheiro sem se importar com o engodo mostrado nas placas de promoções. Até eu seria considerado Top 30 da Forbes. O povo tem que se esperar e abrir o olho para essas formas de promoções,que, de promoções não tem nada.

  23. LUIZ BERNARDO EVAGELISTA DOS SANTOS disse:

    Esse é o modus operandis dos apoiadores da esquerda, o Mateus já matou o Carone ,Silmar, a Luzitana agora é a vez do Menezes. Aí estaremos a mercê da ganância do Mateus.