Xandão manda apurar suposta quebra de sigilo de ministros do STF
O ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura de um inquérito para investigar se o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Receita Federal teriam promovido, de forma ilegal, a quebra de sigilo fiscal de integrantes do STF. A apuração corre sob sigilo e foi instaurada de ofício, sem provocação da Procuradoria-Geral da República ou da Polícia Federal. As informações são do Poder360.
A decisão ocorre em meio às investigações envolvendo o Banco Master e após a divulgação de que irmãos do ministro Dias Toffoli, relator do caso no STF, mantiveram negócios com o fundo Reag Investimentos, apontado como suspeito de envolvimento em fraudes ligadas à instituição financeira comandada por Daniel Vorcaro. O contexto ampliou a atenção sobre possíveis acessos indevidos a dados fiscais e financeiros de autoridades com foro no Supremo.
O inquérito deve se concentrar na atuação do Coaf e da Receita Federal, órgãos estratégicos no combate à lavagem de dinheiro. Enquanto o Coaf monitora movimentações financeiras atípicas e produz relatórios de inteligência para subsidiar investigações, a Receita dispõe de mecanismos de fiscalização tributária que também permitem o acesso a informações financeiras. A apuração busca esclarecer se houve extrapolação desses limites legais no monitoramento de ministros do STF.
Comentários estão desativados