dino falhou

Lula precisa recriar Ministério da Segurança Pública urgentemente

Depois das manifestações antidemocráticas ocorridas neste domingo (08/01), em Brasília, sete dias após o início do novo governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o dever de levar adiante o compromisso de campanha de recriar o Ministério da Segurança Pública se quiser, de fato, garantir a legalidade e a estabilidade democrática do país.

Atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB) ocupa a função interinamente, e com improviso conduz assuntos que deveriam ser tratados por especialistas em Segurança Pública.

A experiência do ex-governador do Maranhão é incontestável, mas ele é um só, embora julgue ser onipresente. O número dois do ministério, por exemplo, um pretenso jornalista com experiência em militância e perseguição a adversários políticos, assumiu a Segurança Pública do Distrito Federal por indicação do chefe, mesmo sem ter qualquer gabarito técnico para a função.

Os demais cargos do organograma do Palácio da Justiça são ocupados quase exclusivamente por assessores de segundo e terceiro escalão que serviram a Dino no Palácio dos Leões. Faltam quadros reconhecidos e legitimados da Justiça, da Segurança Pública, da OAB, faltam técnicos com trânsito em tribunais, entre os militares, procuradores e dentro das forças policiais; especialistas em combater narcotraficantes, quadrilheiros, milicianos e esquemas de corrupção. Falta comprometimento e articulação para integrar o braço armado da defesa nacional. 

A prova está na escolha feita para o comando da Polícia Rodoviária Federal, força que poderia ter impedido que mais de 100 ônibus lotados de vândalos chegassem à capital federal, mas é comandada por um agente da corporação licenciado há anos, que exercia funções de dentista e cargos comissionados no Governo do Maranhão.

Isolado e sem conseguir debelar o atentado à Praça dos Três Poderes, promovido por militantes de verde amarelo, o Ministro da Justiça sai queimado da primeira “prova de fogo” do governo Lula. O Presidente da República precisa entregar as forças policiais do Estado Brasileiro para quem é de competência, com urgência.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Lula precisa recriar Ministério da Segurança Pública urgentemente”

  1. Barnabé disse:

    A competência que o Flávio Dino tem é a de ACABAR com a Segurança Pública, prova disso é ver como ele acabou com a Polícia Civil e com a Polícia Militar, essa última com promoções absurdas, politizou e deixou de promover quem de fato trabalha, como exemplo disso temos o Coronel Leite e a esposa Coronel Claridelma que nunca trabalharam num pelotão da PM chegaram onde chegaram por conta do Professor de Deus.