EM NOTA

Juscelino Filho rebate acusações de atuação em benefício próprio

Respondendo à matéria veiculada pelo jornal O Estado de S.Paulo (Estadão), nesta segunda-feira (30/01), que o acusa por destinar verbas públicas para asfaltamento de uma estrada no município de Vitorino Freire unicamente para atender às próprias necessidades, Juscelino Filho divulgou uma extensa nota – que foi omitida em sua integralidade pelo impresso.

A via que foi beneficiada com R$ 5 milhões, possui 19 km e liga os povoados de Estirão e Jatobá, atravessando diversas outras localidades ao longo de sua extensão.

No texto, o ministro das Comunicações perfaz a linha do tempo de sua atuação política e vida passada no município, base dele e de sua família, e recorda outros investimentos feitos na região enquanto parlamentar.

Confira a íntegra da nota enviada por Juscelino Filho ao Estadão:

Em resposta a solicitação da jornalista Julia Amado do jornal Estadão, endereçada ao Ministro das Comunicações Juscelino Filho, acerca de fatos ocorridos no decorrer do seu mandato parlamentar, esclarecemos:

  • Vitorino Freire/MA é o município onde Juscelino Filho foi criado, passando toda a sua infância e boa parte da juventude. Seus laços familiares e memórias afetivas são profundos com essa região. Foi aqui que sua vida política deu os primeiros passos, nos mesmos moldes do seu pai, que por 8 anos, entre os anos de 1997 e 2004, foi prefeito do município, hoje, administrado por sua irmã Luanna Rezende, prefeita há seis anos.
  • Vitorino Freire/MA foi elevada à categoria de cidade no início da década de 50. Desde então, o município tem crescido e se desenvolvido. Portanto, é natural e previsível que na qualidade de parlamentar, Juscelino Filho tenha o compromisso de levar recursos para a região, que é a sua base política. Porém, torna-se necessário destacar que Juscelino Filho, desde o seu primeiro mandato, vem destinando recursos via emendas para todo o Estado do Maranhão e com finalidades múltiplas como, por exemplo: emendas para construção e revitalização de escolas, postos de saúde; equipamentos hospitalares etc.
  • Quanto à Fazenda Alegria, situada no município de Vitorino Freire/MA, essa já pertence à família de Juscelino Filho há três gerações, desde a década de 80. Portanto, as propriedades rurais da família, na verdade, são fruto de investimentos realizados pela família ao longo de décadas, passando de pai para filhos. Dentre essas propriedades a Agropecuária Alegria é uma delas, localizada nas proximidades da Fazenda.
  • Cabe salientar que a propriedade da família do parlamentar é cercada por inúmeros povoados, reflexo do crescimento populacional e urbano do município. Portanto, considerar que a estrada de 19 km de extensão que recebeu, sim, recursos de emenda do parlamentar, via convênio com a Codevasf para ser pavimentada, beneficiou apenas suas propriedades é no mínimo leviano, uma vez que a estrada liga os povoados de Estirão e Jatobá. Além de beneficiar diretamente outros povoados: Camucazinho, Camucá, Serra do Jerônimo, Sentada, Pau Vermelho, Rizina, Chupeiro, entre outros.
  • Quanto à pista de pouso. Situada dentro da propriedade privada da família e construída com recursos próprios, em 2019, foi iniciada apenas a terraplanagem do terreno de forma muito incipiente até definir qual seria a destinação final do local. A pista de pouso foi efetivamente construída somente após a autorização da Anaac. Para melhor esclarecer os fatos, a obra de terraplanagem iniciou em 19/11/19. Toda a obra foi concluída em 05/01/21. Ou seja, o parlamentar ingressou com o pedido junto à Anaac dentro do prazo (jun/2020), sem ferir nenhuma regra da Agência Reguladora. Logo, observa-se ainda que a operação da pista só foi iniciada a partir de fevereiro de 2021, pós conclusão da obra.
  • Quanto ao reembolso de despesas com combustível de aviação entre os anos de 2019 e 2022. Trata-se dos 4 anos referentes ao 2º mandato do parlamentar. Conforme o próprio jornal apurou, não há vedação legal para essa destinação. Os reembolsos foram realizados em conformidade com as prestações de conta apresentadas pelo parlamentar. A finalidade do uso foi facilitar o deslocamento do parlamentar às suas bases políticas no Estado.
  • Quanto ao sr. Eduardo José Barros da Costa. Juscelino Filho o conhece antes mesmo de se tornar parlamentar, há mais de 20 anos.

Esclarecidos todos os fatos, permanecemos à disposição.

Atenciosamente,

Cláudia Resende

Chefe da Assessoria Especial de Comunicação

Ministério das Comunicações

Brasília, 27 de janeiro de 2023.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Juscelino Filho rebate acusações de atuação em benefício próprio”

  1. Mauro disse:

    Com certeza ele levou esse asfalto foi para beneficiar esse povoados citados…kkkkkk gostaríamos que ele citasse outros povoados com estradas asfaltadas que não tinham suas fazendas por perto kkkkkkkkkkkkk