GRAVE

Desembargador paranaense comete xenofobia contra nortistas e nordestinos

Durante uma sessão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), o desembargador Mário Helton Jorge proferiu uma declaração que causou grande controvérsia nesta quinta-feira (13). Segundo o magistrado, o estado do Paraná tem “nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste” e é um local que não tem o “jogo político dos outros estados”.

“Porque é uma roubalheira generalizada. E isso no Paraná, que é um estado que tem um nível cultural superior ao Norte do país, ao Nordeste, etc. É um país [sic] que não tem esse jogo político dos outros estados. Aqui no Paraná é uma vergonha”, disse o desembargador.

A declaração gerou forte reação nas redes sociais, com muitas pessoas criticando a postura do magistrado.

Em nota enviada ao Painel, da Folha de São Paulo, Mário Helton Jorge afirmou que não teve a intenção de estabelecer uma comparação preconceituosa entre as regiões do país.

Em nota divulgada pela assessoria de comunicação do TJ-PR, o magistrado afirmou que “a fala foi proferida durante o julgamento de um recurso e se referiu a corrupção em geral”. Ele também esclareceu que “não houve intenção de menosprezar ou estabelecer comparação de cunho preconceituoso contra qualquer pessoa, instituição ou região”. Concluiu, portanto, que sua crítica era direcionada à própria corrupção no estado do Paraná.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Desembargador paranaense comete xenofobia contra nortistas e nordestinos”

  1. Getúlio Leite disse:

    Consultem o último censo do IBGE e comparem as Regiões Norte-Nordeste com a Região Sul , do país, e tirem suas conclusões…